Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi assina protocolo de intenções com governo do Maranhão

Acordo visa a implementação do ProJovem Trabalhador para cerca de 20 mil jovens de 70 municípios; objetivo é preparar os estudantes para que ingressem no mundo do trabalho

Brasília, 30/05/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa neste sábado (31), no Maranhão, da assinatura do protocolo de intenções para implementação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Trabalhador) no estado. A expectativa é atender cerca de 20 mil jovens carentes de 18 a 29 anos, que estejam passando por situação de desemprego e que sejam provenientes de familias com renda mensal per capita de até meio salário-minimo. O programa vai abranger 70 municípios com o propósito de capacitar os participantes para o primeiro emprego ou para que reingressem no mercado de trabalho.

O ProJovem Trabalhador vai permitir que os jovens recebam qualificação profissional, tendo acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer. Durante o processo de formação, em torno de 400 horas, serão ministradas aulas de direitos humanos, estimulo e apoio à elevação da escolaridade, inclusão digital, além de cursos profissionalizantes elaborados conforme a necessidade de mão-de-obra qualificada local.

Nova fase - Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Medida Provisória nº 411, de 28 de dezembro de 2007, entrou em vigor, em janeiro de 2008, um programa denominado ProJovem, que integra as ações voltadas para juventude do Governo Federal.

O programa se divide nas  modalidades ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo; ProJovem Urbano; ProJovem Campo - Saberes da Terra e  ProJovem Trabalhador.

O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens por meio do ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE.  Uma delas é o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal) e ProJovem Trabalhador - Consórcio Social da Juventude (convênios executados por entidades da sociedade civil).


Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas