Qualificação profissional será importante para crescimento exigido à cidade. "haverá investimentos pesados em infra-estrutura, e os trabalhadores precisarão estar totalmente preparados para que a festa seja um sucesso", diz o ministro
Brasília, 02/10/2009 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou logo após a confirmação da cidade do Rio de Janeiro com a sede das Olimpíadas de 2016, que o Brasil, mais especificamente a cidade do Rio de Janeiro, esperavam uma oportunidade como esta para "mostrar ao mundo uma das mais perfeitas obras que Deus criou na terra", referindo-se as belezas naturais da cidade carioca.
Com um investimento previsto de R$ 26 bilhões em 6 anos, Lupi também afirmou que, de agora em diante, a qualificação profissional dos cariocas para esta nova realidade é fundamental para garantir o sucesso dos jogos olímpicos de 2016.
Lupi acompanhou a votação junto com outros ministros no palco armado na Praia de Copacabana - bairro onde vive -, onde um telão transmitia ao vivo a cerimônia realizada em Copenhague, na Dinamarca.
"Uma vez confirmada a vitória do Rio, teremos muito trabalho pela frente. Haverá investimentos pesados em infra-estrutura, e os trabalhadores precisarão estar totalmente preparados para que a festa seja um sucesso. Serão gerados, nestes seis anos de preparação, milhões de empregos diretos e indiretos, o que irá acelerar ainda mais a economia nacional", ressaltou o Ministro.
O Ministro também observou que a reação brasileira diante da crise pode ter sido decisório na escolha da cidade, uma vez que mostrou ao mundo todo o poder de reação do Brasil.
"O Brasil provou na prática ao mundo que sua economia é forte, consistente e o Governo tem total controle das turbulências que podem surgir até lá no campo econômico. Agora, é com o nosso povo. Somos trabalhadores por natureza, e vamos mostrar ao mundo toda esta vontade. Não ganha apenas o carioca, mas todo o Brasil, que vai acelerar ainda mais o processo de desenvolvimento iniciado há 7 anos", comemorou Lupi.
Saiba mais sobre as ações do MTE no Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro tem melhor resultado do Caged em 12 meses
Programa Próximo Passo forma mais 2.043 beneficiários do Bolsa Família
Lupi lança no Rio compromisso estadual pela inserção do jovem aprendiz no mercado
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br