Ministro participa do lançamento do I Encontro Técnico dos Consórcios Sociais da Juventude e destaca a importância da transparência na execução dos projetos
Foto: Renato Alves
Consorcio da juventude
Ministro Carlos Lupi durante abertura do encontro
nacional dos consorcios sociais da juventude
Brasília, 15/01/2008 - "Temos que ter zelo em executar bem os Consórcios Sociais da Juventude". Esta foi a mensagem dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ao participar nesta terça-feira (15) do I Encontro Técnico dos Consórcios Sociais da Juventude. O evento, que acontece em Brasilia, reunirá durante três dias gestores e técnicos de entidades parceiras do MTE nos programas de qualificação para jovens de baixa renda.
O ministro explicou aos 90 participantes do encontro que a implementação de mais politicas públicas para a juventude também depende de como os gestores executam as ações do Consórcio. Lupi considerou importante os avanços obtidos no ano passado, quando foram qualificados mais de 70 mil estudantes de baixa renda em todo pais. "Em apenas um ano, fizemos uma qualificação equivalente aos quatro primeiros anos do goveno Lula, quando foram capacitados, aproximadamente, 76 mil jovens. É sinal de que temos uma equipe muito boa", comemou.
Lupi ressaltou a importância da transparência nas ações e adiantou que pretende disponibilizar na internet dados referentes às parcerias firmadas, tais como o número de jovens qualificados e inseridos no mercado de trabalho.
A coordenadora-geral dos Consórcios Sociais da Juventude, Luciana Tannus, destacou a importância do encontro: "Estas entidades representam o Ministério na ponta, então, precisam estar bem capacitadas para poderem cada vez mais inserir o jovem no mercado de trabalho". Segundo Tannus, os consórcios ultrapassaram a meta obrigatória de inserção no mercado de trabalho, de 30% para 40%.
Encontro - O objetivo é capacitar as entidades conveniadas com o Ministério do Trabalho e esclarecer temas como a utilização de prestação de contas dos recursos públicos e dar orientações pedagógicas em relação aos Consórcios Sociais da Juventude, firmados com organizações e instituições de ensino profissional.
Os técnicos e gestores terão oportunidade de esclarecer dúvidas em relação às ações de execução dos consórcios, como utilização dos recursos, prestação de contas, contratação das entidades executoras pelas entidades âncoras, lista de frequência dos jovens, conteúdos e ações de qualificação, prestação de serviço voluntário pelos jovens, comunicação e divulgação das ações dos consórcios e sistema de monitoramento das ações.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br
Arquivos Relacionados:
Para ouvir esta notícia clique aqui - Audio