Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi comenta a crise em seminário em São Paulo

Ministro do Trabalho e Emprego diz que mercado de trabalho formal já apresenta indícios de recuperação. A expectativa é que a queda de postos de trabalho registrada nos últimos dois meses cesse em fevereiro

Foto: Fabio Borges

Seminario sao bernardo

Seminario sao bernardo

Seminario sao bernardo

 

Brasília, 12/03/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou nesta quarta-feira (11), em São Bernardo do Campo (SP), que o mercado de trabalho formal já apresenta indícios de recuperação diante da crise financeira internacional. Sem adiantar números, ele disse que a queda de postos de trabalho registrada nos últimos dois meses deverá cessar em fevereiro.

"Os dados preliminares mostram um equilíbrio entre demissões e admissões, com a geração de empregos voltando a ter uma curva positiva. Como sou otimista, acredito num pequeno saldo positivo", afirmou. Na próxima semana Lupi divulga o balanço mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativo a fevereiro.

Convidado a participar de um seminário sobre a crise organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o ministro voltou a defender cláusulas de garantia de emprego nos acordos de isenção fiscal oferecidos pelo Governo e também nos financiamentos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Segundo Lupi, é preciso uma reflexão sobre o papel do Estado na economia e também regulação mais firme do mercado financeiro.

"Esta crise é fruto da ganância desenfreada do mercado financeiro. Aqueles que queriam acabar com o papel do Estado estão hoje de joelhos, pedindo recursos públicos para sobreviver. Precisamos revisar esses conceitos, mas não vejo esse debate na imprensa", questionou.

Para o ministro, os números da economia mostram que o Brasil está reagindo bem à crise, principalmente por causa da grande demanda do mercado interno. Citando o crescimento do Produto Interno Bruto em 2008 (5,1%) e a recuperação das vendas de automóveis, ele disse estar confiante. "Não tenho dúvidas de que Brasil será um dos primeiros países a sair da crise".

 

Mais informações:
-
Ministro Lupi assina acordo inédito de garantia de empregos

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas