Brasília, 22/11/2007 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta quinta-feira (22) o Grupo Interconfederativo de Empregadores que agrega as confederações patronais da Indústria (CNI), da Agricultura (CNA), do Comércio (CNC), dos Transportes (CNT) e das Instituições Financeiras (CONSIF). Na reunião ficou decidido a criação de um Grupo de Trabalho que vai estudar e apresentar propostas para uma nova forma de custeio das entidades sindicais patronais. A primeira reunião está marcada para o próximo dia 03 de dezembro.
Assim como o grupo de trabalho já existente de entidades representativas dos trabalhadores, instituído no último dia 08 de novembro, este também será criado por meio de portaria do Ministério do Trabalho e Emprego a ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana e terá um prazo de noventa dias para apresentar resultados. Participam do GT representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e das confederações patronais.
Além do financiamento sindical patronal, o grupo vai apresentar novas parcerias para qualificação de mão-de-obra. Essa incubência partiu de um pedido do ministro Carlos Lupi que solicitou às confederações patronais apoio para mobilizar as instituições Senai, Senac, Sesi, além do Sebrae, que já formam mão-de-obra especializada, para ampliação dos cursos de qualificação. "O Brasil está crescendo e precisa de trabalhadores aptos a acompanhar essa demanda", observou Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
3317-6977 / 3317-6537