Brasília, 18/10/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, anunciou nesta quinta-feira (18) que está estudando a criação de um Centro Nacional de Qualificação Profissional na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, em 2008. "A Baixada concentra 22% da população do estado, cresceu muito nos últimos anos e é uma das áreas que mais necessita de mão-de-obra qualificada", afirmou o ministro.
O anúncio foi feito durante a inauguração do 1º Balcão de Empregos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada. A iniciativa é resultado de um acordo entre a prefeitura da cidade e as empreiteiras responsáveis pela revitalização urbanística.
Através do Balcão, os trabalhadores do município terão prioridade na seleção para 1,5 mil postos gerados nas obras de saneamento, pavimentação e duplicação de viaduto, todas financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e orçadas em R$ 157 milhões. Além disso, eles também poderão ser encaminhados para a execução de novos empreendimentos privados já previstos para a região, como a construção de conjuntos habitacionais populares e a ampliação de shoppings.
O ministro destacou que o PAC tem garantido ao município as condições para criar uma infra-estrutura capaz de atender às mais exigentes demandas do setor produtivo do país. Lupi ressaltou que, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, foram criadas 2,4 mil vagas com carteira assinada em Nova Iguaçu entre janeiro e setembro de 2007, o triplo do saldo verificado no mesmo período do ano passado (747 postos).
"A economia está atravessando um momento muito bom, o Brasil conquistou respeito internacional e o Governo está fazendo a sua parte. O recorde de emprego na construção civil no primeiro semestre já mostra claramente o impacto do PAC, e temos tudo para ter o melhor ano na geração de empregos da história", afirmou.
Juventude - Pela manhã, durante a entrega de certificados a estudantes do programa Juventude Cidadã, de Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense, Lupi anunciou que irá dobrar para 6 mil o número de jovens a serem atendidos no município pelo programa de qualificação profissional do MTE no próximo ano.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841 / 3317-6540