Ministro brasileiro foi o único dos 182 ministros convidados para a 97ª Conferência Internacional do Trabalho a discursar no plenário do evento
Foto: Fábio Borges
OIT
O ministro do Trabalho e
Emprego, Carlos Lupi, em
discurso na 97ª Conferência
da Organização Internacional
do Trabalho (OIT)
Genebra, Suíça, 12/06/2008 - No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, representou os 182 ministros convidados para a 97ª Conferência Internacional do Trabalho em Genebra sendo o único representante governamental a discursar no plenário do evento, durante a reunião especial dedicada ao tema. Lupi afirmou que o trabalho infantil é sintoma da desigualdade econômica e lançou um apelo aos países membros para que defendam a educação em tempo integral como alternativa ao problema.
"O trabalho infantil é resultado de deficiências na educação e dos sistemas de proteção social, e não deve ser tratado de forma isolada das políticas de educação, desenvolvimento, redução da pobreza e distribuição de renda", disse o ministro, citando o programa Bolsa-Família. "É necessário universalizar a educação em tempo integral para todas as crianças, até a idade mínima de admissão ao emprego. Somente a educação pode libertar nossas crianças", acrescentou.
Lupi destacou ainda o fato de o Brasil ter alcançado a condição de país doador de recursos para campanhas de combate e erradicação do trabalho infantil em outros países. "Ainda que modesta, nossa cooperação com o Haiti e países africanos de língua portuguesa dará um novo impulso à Cooperação Sul-Sul", afirmou.
A reunião realizada na manhã desta quinta-feira (12), na Suíça, também contou com discursos do diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o chileno Juan Somavía, além de representantes de trabalhadores e empregadores. Em seu discurso, Somavía também conclamou os países membros a lutar para que a educação deixe de ser um "conceito abstrato" e passe a valer como um verdadeiro direito para mais de 70 milhões de crianças em todo o mundo.
"Nossa meta é educação de qualidade para as crianças e trabalho decente para os adultos. Eu insisto para que todos vocês emprestem seus discursos e ações para o movimento mundial contra o trabalho infantil", discursou Somavia.
Siti - Durante a cerimônia, o Lupi também anunciou no plenário da conferência o lançamento do Sistema de Informações sobre o Trabalho Infantil (Siti), banco de dados eletrônico que substitui o antigo Mapa de Indicativos do Trabalho Infantil do ministério, criado em 1997. O novo sistema será atualizado diariamente a partir dos dados da fiscalização, permitindo uma radiografia em tempo real da incidência do trabalho infantil em todo o país. A consulta pode ser feita através do endereço eletrônico http://siti.mte.gov.br.
Mais informações:
- Pelo direito de ser criança e adolescente
- 'América do Sul deve priorizar combate ao trabalho infantil', defende Lupi
- Ministro destaca na OIT compromisso do país contra trabalho escravo e infantil
- MTE lança Sistema de Informações Sobre o Trabalho Infantil
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br