Foto: RENATO ALVES
Ministro Carlos Lupi recebe governadora do Rio Grande do
Norte, Wilma Maria de Faria.
Brasília, 24/10/2007 - Em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, nesta quarta-feira (24), a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, reafirmou seu interesse em estabelecer novas parcerias com o ministério para a capacitação de jovens no estado.
Segundo a governadora, o estado poderia sediar um novo módulo do Consórcio Social da Juventude (CSJ), já realizado em Natal, que capacitou 1.355 jovens e conseguiu inserir cerca de 500 deles no mercado de trabalho, superando a meta de empregar 30% dos participantes. "O programa foi um sucesso", avaliou.
Lupi lembrou que a qualificação é sua principal bandeira, e garantiu que o Ministério do Trabalho e Emprego tem total interesse em ampliar as parcerias com todos os estados. "A capacitação é o caminho para retirarmos os brasileiros que ainda vivem na informalidade e queremos investir cada vez mais nesta área", disse.
Primeiro emprego - Os Consórcios Sociais da Juventude (CSJ), uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego do MTE, têm como objetivo qualificar jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Os consórcios são realizados em parceria com entidades da sociedade civil, que devem fazer a qualificação, captar vagas e inserir, obrigatoriamente, 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho. Desde que o programa foi implementado, em 2003, mais de 85 mil estudantes já foram atendidos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 / 6540 acs@mte.gov.br