Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi e prefeito de São Paulo assinam protocolo para capacitação de 12 mil jovens

Brasília, 19/10/2007 -  O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou nesta sexta-feira (19), dois protocolos de intenções com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para capacitar social e profissionalmente 15 mil pessoas de baixa renda -12 mil jovens - no município. Os participantes serão qualificados através dos programas Juventude Cidadã, Consórcio Social da Juventude e pelo Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), todos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A previsão é de que 7 mil jovens de 16 a 24 anos sejam atendidos pelo Juventude Cidadã, enquanto outros 5 mil serão capacitados pelo Consórcio. Já o Planteq vai requalificar profissionalmente 3,5 mil trabalhadores acima dos 24 anos.

O ministro destacou o bom desempenho de São Paulo na geração de empregos formais, lembrando que quatro em cada dez vagas com carteira assinada criadas no país ficam hoje no estado, e que só a capital teve um aumento de 183 mil  postos celetistas desde janeiro. Lupi reafirmou que a qualificação dos trabalhadores é sua grande bandeira à frente do ministério.

"Os programas são voltados para as demandas do mercado local, que muitas vezes abre vagas mas não encontra pessoal capacitado para preenchê-las", afirmou. "Por outro lado, o jovem só precisa de uma oportunidade dessas para conseguir um emprego e mudar de vida".

O ministro também ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de São Paulo. "Nada mais natural que investirmos na maior capital do país, e que vem tendo um índice de crescimento excelente. Ainda mais com o apoio do prefeito Gilberto Kassab que é sensível as melhorias sociais e mostra o seu compromisso com aos trabalhadores".

Desde que foi implementado, em 2003, o Consórcio da Juventude já atendeu 85 mil jovens em todo o Brasil, enquanto o Juventude Cidadã capacitou mais de 60 mil desde 2006. Ambos programas têm que inserir no mercado, obrigatoriamente, 30% dos participantes. Para participar das ações do MTE, o jovem deve ter uma renda familiar per capita de até meio salário-minímo.


Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6962 / 3317-6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas