Foto: Renato Alves
Lupi (D) empossa Antilhon dos Santos como novo titular da DRT/DF
Brasília, 27/11/2007 - Na posse do novo delegado regional do Trabalho no Distrito Federal, Antilhon Saraiva dos Santos, nesta terça-feira (27), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, destacou a importância de o MTE e de toda sua estrutura oferecerem serviços ágeis e eficientes à população brasileira. "O público é nosso patrão".
Para cumprir esse propósito, o ministro citou algumas ações que tem implementado. Entre elas está a realização de um concurso público para o preenchimento de 1.951 vagas para o quadro administrativo de nível médio e superior da pasta. " Depois de muita luta, conseguimos aprová-lo no Senado. O único meio democrático, transparente e legítimo de acesso ao serviço público é o concurso. É também a única forma para que tenhamos um Estado preparado", afirmou.
Lupi mencionou ainda a reestruturação da capacidade administrativa do ministério e das delegacias, a convocação de mais de 200 auditores do trabalho, a dinamização dos procedimentos de emissão de carta sindical e, para o ano que vem, o aumento das verbas para investimentos nos programas de qualificação profissional.
No evento, o ministro condecorou três servidores com o Prêmio Trabalhista Getúlio Vargas pelos anos de dedicação à DRT/DF: Astrogildo Soares (20 anos de serviço), Maria Nazaré de Souza (25 anos) e Altivaldo Barbosa (30 anos).
Os três fazem parte da lista de 2.614 servidores do MTE e das suas unidades regionais com mais de 20, 25, 30 ou 35 anos de serviços que estão sendo agraciados este ano com a comenda. Os primeiros a recebê-la foram do ministério, na comemoração do dia do Servidor Público, em 30 de outubro.
O Prêmio Trabalhista Getúlio Vargas foi instituído por Lupi, por meio da portaria nº. 422, de 27 de setembro de 2007, como homenagem aos anos de dedicação dos servidores.
O novo delegado agradeceu a presença do ministro e de servidores e assegurou cumprimento da missão confiada a ele. "Espero melhorar tudo em benefício do trabalhador", disse.
Ao fim da solenidade, Lupi visitou as dependências da delegacia e sugeriu a Antilhon mudanças na área de atendimento ao público, como a instalação de um aparelho de distribuição de senhas e de placas informativas.
Trajetória - Formado em Direito e Economia, Antilhon Saraiva dos Santos trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil nas funções de escriturário, administrador e assessor jurídico. Nesta última atribuição, foi responsável pela conduta de milhares de processos cíveis e mais de mil reclamações trabalhistas e pela banco no Distrito Federal e Entorno.
O atual delegado fundou a Associação Nacional dos funcionários do Banco do Brasil (ANABB), instituição de âmbito nacional que conta com quase cem mil associados. No DF, a associação tem quase dez mil sócios. Antilhon é atualmente coordenador do Grupo Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais e preside a comissão de ética da entidade.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841 / 6540 - acs@mte.gov.br