Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres lançou projeto 'Homens unidos pelo fim da violência contras as Mulheres'. Ministro do Trabalho e Emprego registrou a sua assinatura no site
Foto: Renato Alves
Campanha contra a violência
Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, se engaja
na luta pelo fim da violência contra a mulher
Brasília, 24/11/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, não podia ficar de fora da campanha "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres", promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Na última quinta-feira (20), Lupi entrou no site e deixou a sua assinatura de apoio à iniciativa.
Até o dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br vai recolher assinaturas de pessoas que endossam a iniciativa e se comprometem publicamente em contribuir para a implementação integral da Lei Maria da Penha e oela efetivação de políticas públicas que visam o fim de qualquer forma de violência contra mulheres.
Lei Maria da Penha - O ministro Carlos Lupi já atua em parceria com a Secretaria Especial para as Mulheres, principalmente na divulgação e distribuição de cartilhas explicativas sobre a Lei, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A Lei 11.340/06 impede, por exemplo, o encaminhamento do processo ao Juizado Especial - onde muitos dos casos acabam com o agressor pagando cestas básicas. Também aumenta a pena para o agressor. Antes estabelecida em de 6 meses a um ano, passa a ser de três meses a três anos.
A Lei ganhou o apelido de Lei Maria da Penha em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes. É uma lei especial para ser aplicada em casos de violência doméstica e garante mecanismos especiais às mulheres vítimas de agressão pelo marido ou parceiro.
Semana da Mulher no MTE - Em março, o Ministério promoveu uma intensa programação em homenagem às servidoras e colaboradoras da Pasta. Entre os eventos programados: shows de dança, palestras sobre a saúde da mulher e outras ações para que a mulher conheça cada vez mais a si mesma e o espaço conseguido ao longo dos anos. O MTE preparou material informativo sobre os direitos da mulher, um calendário com a retrospectiva histórica de fatos e gêneros, além de livretos explicativos sobre o câncer de cólon de útero e de mama.
"A mulher é privilegiada com o dom de gerar outro ser humano, além de mulher é mãe, obrigado por vocês existirem. Sou um feminista e deixo aqui o meu abraço a todas as mulheres guerreiras", disse o ministro.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br