Serão investidos R$ 4 milhões para auxílio financeiro e qualificação dos jovens participantes do programa
Brasília, 29/10/2007 - Diante de uma platéia de cerca de 2.500 pessoas, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta segunda-feira (29), em São Luís (MA), da aula inaugural do Consórcio "Guarnicê da Juventude".
O programa é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o governo do Maranhão para qualificar 1.800 jovens de baixa renda dos municípios de São Luís, São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Para esta ação, foram direcionados cerca R$ 4 milhões para a qualificação dos alunos e o pagamento do auxílio financeiro para os jovens que prestarem serviço voluntário à comunidade. Em contrapartida, o governo do estado investirá na reforma do prédio onde funcionará o espaço para capacitação dos estudantes.
No evento, que contou com a participação do governador Jackson Lago e de autoridades locais, o ministro Lupi lembrou sua trajetória pessoal, o trabalho como jornaleiro e as dificuldades enfrentadas para sustentar desde cedo a família, a exemplo do que acontece com muitos dos jovens participantes do programa.
"Abrir oportunidades para todos é o desafio da democracia. O objetivo do curso é acordar o gigante adormecido que há em cada um de vocês", disse o ministro aos jovens ali presentes. "Agarrem essa oportunidade e acreditem que só estudando vocês terão cidadania", aconselhou.
O governador do Maranhão destacou que a capacitação profissional e a educação têm sido, nos últimos anos, um lacuna da política do estado. "Para preencher essa lacuna, estamos iniciando com a população um grande debate sobre as politicas públicas de educação", destacou.
O consórcio de São Luís vai capacitar os estudantes em diversas oficinas profissionalizantes, de acordo com a necessidade do mercado de trabalho local. Os jovens terão oportunidade de aprender uma ocupação relacionada, por exemplo, à informática e telemarketing, construção civil, turismo e hotelaria, costura, comércio e vendas, saúde, alimentação, agricultura familiar e agronegócios, computação gráfica, administração, serigrafia e meio ambiente.
No processo de qualificação básica, que ocorre na primeira etapa do programa, serão ministradas oficinas de ética e cidadania, organização social e política brasileira, inclusão digital, saúde e qualidade de vida, orientação profissional, legislação trabalhista, cooperativismo, história da sociedade e evolução política maranhense e ações de estímulo e apoio à elevação escolar.
Visita - Na parte da manhã, Lupi visitou as instalações do consórcio Guarnicê da Juventude. No sábado (27), o ministro participou da encerramento da Semana da Juventude. Durante uma semana, jovens de todo o estado e sociedade civil, além de representantes de ministérios e de órgãos públicos do Maranhão, promoveram discussões sobre políticas públicas para a juventude.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/ 3317 -6540