Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi inaugura curso para capacitação de acompanhantes de idosos no Rio de Janeiro

Centenas de mulheres residentes em oito comunidades de baixa renda do município fluminense serão qualificadas nos próximos meses

Brasília, 24/02/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa às 10h, de segunda-feira (25), da Aula Inaugural do Curso de Capacitação Profissional para Cuidadores de Idosos, no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O curso, que é oferecido pela Unidade Aberta da Terceira Idade (Unati), da Uerj, é resultado de um convênio celebrado entre o MTE e a Fundação Banco do Brasil. Por este acordo, a UnaTi deve qualificar 600 mulheres de oito comunidades de baixa renda do município do Rio de Janeiro para melhor tratarem os idosos.

"Com o crescimento demográfico do grupo etário de mais de 60 anos e sendo esta faixa sobrevivente com poucos recursos, houve esta iniciativa que vai beneficiar as mulheres, que ingressarão no mercado com uma especialidade, e os idosos, que serão melhor atendidos", explica o coordenador-geral do projeto e diretor da UnATI, Renato Veras.

Em cada comunidade serão oferecidos dois cursos a cada quadrimestre. Cada um deles terá uma carga horária de 80 horas. No encerramento, está previsto ainda um seminário.

Além do ministro, participarão do evento o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, e a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Idosos -  Pelas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há quase 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, representando um pouco mais de 10% da população.

Nos próximos anos, a tendência é que o número de idosos cresça por conta dos avanços da medicina que permitem o aumento da expectativa de vida.

Segundo o IBGE, a maior escolaridade também contribui para a maior longevidade, reforçando a importância da instrução para a melhoria da qualidade de vida da população.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6540






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas