Centenas de mulheres residentes em oito comunidades de baixa renda do município fluminense serão qualificadas nos próximos meses
Brasília, 24/02/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa às 10h, de segunda-feira (25), da Aula Inaugural do Curso de Capacitação Profissional para Cuidadores de Idosos, no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
O curso, que é oferecido pela Unidade Aberta da Terceira Idade (Unati), da Uerj, é resultado de um convênio celebrado entre o MTE e a Fundação Banco do Brasil. Por este acordo, a UnaTi deve qualificar 600 mulheres de oito comunidades de baixa renda do município do Rio de Janeiro para melhor tratarem os idosos.
"Com o crescimento demográfico do grupo etário de mais de 60 anos e sendo esta faixa sobrevivente com poucos recursos, houve esta iniciativa que vai beneficiar as mulheres, que ingressarão no mercado com uma especialidade, e os idosos, que serão melhor atendidos", explica o coordenador-geral do projeto e diretor da UnATI, Renato Veras.
Em cada comunidade serão oferecidos dois cursos a cada quadrimestre. Cada um deles terá uma carga horária de 80 horas. No encerramento, está previsto ainda um seminário.
Além do ministro, participarão do evento o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, e a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
Idosos - Pelas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há quase 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, representando um pouco mais de 10% da população.
Nos próximos anos, a tendência é que o número de idosos cresça por conta dos avanços da medicina que permitem o aumento da expectativa de vida.
Segundo o IBGE, a maior escolaridade também contribui para a maior longevidade, reforçando a importância da instrução para a melhoria da qualidade de vida da população.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6540