Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Lupi lança a nova carteira em São Paulo e Rio de Janeiro

Em festa para os cariocas, mais de 800 pessoas deram entrada na nova carteira. Ministro entregou a primeira carteira de trabalho à sambista Beth Carvalho

Foto: Renato Alves

Cantora Beth Carvalho apresenta nova carteira de trabalho, ao lado do ministro Carlos Lupi

Cantora Beth Carvalho apresenta nova carteira de

trabalho, ao lado do ministro Carlos Lupi

 

Rio de Janeiro, 02/05/2008 - O Dia do Trabalho foi uma data de muitas comemorações por todo o país. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, foi a São Paulo e ao Rio de Janeiro para lançar a nova carteira de trabalho. Os dois estados, mais Brasília, serão os pioneiros na confecção do novo modelo, mostrado na quarta-feira (30) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro, em solenidade no Palácio do Planalto.

Em São Paulo, o ministro Carlos Lupi esteve nas festas das centrais sindicais. "Estamos lançando a nova carteira. É um modelo informatizado em que o trabalhador vai poder acompanhar o seu histórico de trabalho do momento da retirada da carteira e o registro do primeiro emprego até a aposentadoria. Tudo estará registrado e poderá ser consultado como, por exemplo, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o direito ao abono salarial e o seguro-desemprego", destacou Carlos Lupi.

No Rio de Janeiro, o clima era de festa. Em evento em parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e os governos do estado e prefeitura do Rio de Janeiro, a Quinta da Boa Vista foi palco de várias atrações. Diversos serviços foram oferecidos a quem foi ao local da antiga residência da Família Imperial Brasileira: orientação jurídica, cursos, emissão de documentos. Cerca de 800 pessoas deram entrada na nova carteira de trabalho, que vai ser entregue em até sete dias na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro.

O ritmo do dia foi o samba. Arlindo Cruz e Beth Carvalho animaram a festa dos trabalhadores e suas família que foram à Quinta da Boa Vista, no Rio, assistir aos shows. O ministro Carlos Lupi entregou a nova carteira de trabalho à sambista da Mangueira. "Estou muito emocionada. Depois de tantos anos trabalhando, recebo hoje a minha primeira carteira. Estou muito feliz em participar desta festa", declarou Beth Carvalho.

"Essa nova carteira vai garantir mais segurança para os trabalhadores, que estão se inserindo no mundo do trabalho moderno. É uma conquista e apresentá-la no Dia do Trabalho muito me orgulha", disse o ministro Lupi.

A nova carteira de trabalho - Estudo realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego identificou mudanças que, além de aprimorar a carteira de trabalho, estão também reduzindo seu custo. Foi identificado, por exemplo, que a maioria das pessoas não utiliza a totalidade das folhas no modelo antigo, de modo que está ocorrendo uma redução no número de páginas. Está sendo incluído ainda um código de barras com o número do PIS na carteira, o que permitirá a consulta das informações dos trabalhadores em terminais externos. O custo da carteira antes era de R$ 2,40 e, agora, a economia de cada unidade será de R$ 0,60. A previsão é que nos próximos 12 meses sejam emitidos 4 milhões dos novos documentos.

Anualmente são emitidas aproximadamente 6,5 milhões de carteiras, em duas versões, com cores diferentes: verde e azul. Em 2006, foram emitidas 40% da carteira verde e 60% da carteira azul (manual). Para o trabalhador a mudança será visível. Primeiramente porque a carteira informatizada passa a ter a cor azul, assim como a manual, não criando nenhum tipo de confusão entre os dois modelos, garantindo uma imagem única para a carteira de trabalho.

E, a principal novidade, será o Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT). Todos que forem tirar a sua primeira carteira receberão, no prazo de 60 a 90 dias, o CIT em casa. O mesmo acontece com o presidente Lula, que recebe a nova carteira das mãos do ministro Lupi nesta quarta-feira, e poderá contar seu CIT somente daqui a, no máximo, 90 dias.

Nos estados - As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio de Janeiro serão as primeiras a emitir a nova carteira de trabalho informatizada. Gradativamente, conforme o final do estoque da carteira antiga, será implantada nacionalmente o novo modelo. Previsão é que a partir de agosto de 2008 o novo modelo atinja todos os 26 estados e o Distrito Federal.

Agilidade - A idéia é que a nova carteira de trabalho Informatizada seja entregue ao trabalhador no mesmo dia. No entanto, vai depender das particularidades e infra-estrutura de cada unidade do Ministério do Trabalho e Emprego nos estados. Mas o prazo máximo será de 7 dias.

Carteira de trabalho antiga - Quem tem as versões antigas da carteira de trabalho não precisa se preocupar. Os documentos continuam valendo para todo o país. Mas estes trabalhadores também podem comemorar porque, com o lançamento do portal de consultas, eles poderão acessar todas as informações trabalhistas pela internet, garantindo o acompanhamento dos seus direitos e deveres como trabalhadores. Construído em parceira com a Caixa, no portal será possível verificar o PIS; FGTS; seguro-desemprego; abono salarial; e todos os vínculos empregatícios, dando transparência à contagem de tempo de serviço.

Mais informações:

- Presidente Lula e ministro Carlos Lupi lançam a nova carteira de trabalho

- História do 1º de Maio e vitórias dos trabalhadores

 

Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317-6537/2430 acs@mte.gov.br

 

 


 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas