Foto: VICTOR SOARES
Pneus remoldados
Ministro Carlos Lupi participa de audiência pública da
Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados
Brasília, 23/08/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou hoje, pela manhã, de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, para discutir a possibilidade de demissão em massa de trabalhadores do setor de fabricação de pneus remoldados.
A indústria dos remoldados alega que pode entrar em crise, com demissões, por conta do impasse jurídico sobre a importação de matéria-prima (carcaças) para a produção desses pneus. O setor quer a regulamentação da importação da matéria-prima para fabricação do produto. Já a indústria dos pneumáticos, por sua vez, defende que a reforma dos pneus pode ser feita a partir de carcaças nacionais, sem ter que importar a matéria-prima.
O ministro do Trabalho considera que os dois setores são importantes para a economia brasileira e que é possível chegar a um consenso sem ter que fazer o trabalhador "pagar a conta". Para tanto, se comprometeu em ouvir estes segmentos para que uma solução seja encontrada.
"Gostaria de pedir aos representantes destes setores que apresentem ao Ministério do Trabalho e Emprego um documento focado no segmento de importação de carcaça. A minha proposta é sentarmos numa mesa de negociação. Como ministro do Trabalho, me proponho a estar presente, na semana que vem, para encontrar um caminho. O que não pode é o trabalhador pagar a conta e ter desemprego", alegou Lupi.
Além de parlamentares, a audiência contou com a presença do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli; da Associação Brasileira das Indústrias de Pneus Remoldados; da Associação Brasileira do Segmento da Reforma de Pneus e da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6962 / 6540