Durante a celebração, o ministro destacou a excelência das pesquisas da Fundação em favor da saúde e segurança do trabalhador
Foto: Renato Alves
Aniversário Fundacentro
Ministro Carlos Lupi durante comemoração dos 35 anos da
Fundação, inaugurando a placa na sede
Brasília, 16/07/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta terça-feira (15) das comemorações pelos 35 anos da criação do Centro Regional da Fundacentro no Distrito Federal. A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) é um braço do Ministério do Trabalho e Emprego na pesquisa em saúde e segurança do trabalhador. O evento desta terça-feira aconteceu na sede da regional e contou com a participação de diversas personalidades ligadas à Fundação, entre elas o ex-ministro do Trabalho e Emprego, Arnaldo Prieto.
Na solenidade foram homenageados os ex-chefes da regional e da direção atual, com a inauguração de uma placa impressa com as fotografias do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do presidente da Fundacentro, Jurandir Bóia, e do diretor-executivo da Fundação, Jorge Paulo Magdaleno Filho.
Lupi destacou a excelência do trabalho realizado pelos pesquisadores da entidade e a importância das pesquisas em favor da saúde e segurança do trabalhador. "O papel dos pesquisadores é estratégico e a Fundacentro precisa se multiplicar cada vez mais para atender às demanda dos trabalhadores. A comemoração dos 35 anos é só o começo de muitos outros que virão".
Centro Regional do Distrito Federal - Criado em 1973, o Centro Regional da Fundacentro (CR/DF) foi implantado com o objetivo estratégico de aproximar a Fundação do centro das decisões do país. Outra finalidade foi facilitar a interação com os principais órgãos nacionais e internacionais relacionados ao trabalho, auxiliando na gestão política, técnica e administrativa nas diferentes esferas de governo.
O trabalho - Em 35 anos de existência, o CR/DF desenvolveu diversas atividades atendendo à demanda de sindicatos, instituições públicas e privadas e governos, na área de segurança saúde e ambiente do trabalho. Notadamente, a regional contribuiu para a segurança dos trabalhadores da indústria da constução civil, aplicando cursos, promovendo eventos, elaborando recomendações técnicas e de procedimento. Visando garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores da indústria da construção civil também foram elaboradas pesquisas ligadas à educação e segurança e saúde no trabalho, com produção de vasto material educativo. Foram feitos ainda estudos de campo na indústria de móveis e produtos de madeira.
A Fundacentro - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho tem a missão de produzir e difundir conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, visando o desenvolvimentos sustentável, com crescimento econômico, eqüidade social e proteção do meio ambiente.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br