Encontro é uma resposta à crise no contexto da Organização e pretende estabelecer um marco global coordenado a fim de gerar condições para uma reativação da atividade produtiva e retomada do crescimento sustentável
Brasília, 14/01/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa de encontro no Chile promovido pelo Instituto Internacional de Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que discute o tema 'Respondendo à Crise: crescimento, trabalho decente e estabilidade'. Os representantes da pasta dos países da América Latina estarão em Santiago debatendo a questão até o final desta semana, com a participação do diretor-geral da OIT, Juan Somavia.
Segundo a OIT, a rápida expansão da crise sobre a economia real está afetando progressivamente todos os países, o que demanda uma resposta com políticas e medidas ajustadas às necessidades de cada país, articuladas com ações coerentes em nível internacional. A resposta à crise no contexto das deliberações do G8, G20, a ONU e a própria OIT devem considerar o estabelecimento de uma marco global coordenado, com vistas à propiciar as condições para uma reativação da atividade produtiva com estabilidade e retomada do crescimento sustentável associados à Agenda do Trabalho Decente.
"A OIT pretende, com esta reunião, contribuir para a discussão sobre medidas que atenuem o impacto da crise sobre a economia, os investimentos, a produção, as empresas, o emprego, os trabalhadores e seus direitos, a proteção social e o diálogo social", frisou o ministro.
Mais informações:
- Governo espera criar mais 1,5 milhão de empregos em 2009
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 - acs@mte.gov.br