Proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pacto visa promover a criação de empregos de qualidade, com proteção social a homens e mulheres
Brasília, 15/04/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, prestigiou nesta terça-feira (14), em Cuiabá (MT), o lançamento da Agenda do Trabalho Decente do Estado do estado de Mato Grosso. A Agenda é um pacto proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que visa a promover a criação de empregos de qualidade, com proteção social a homens e mulheres.
"O Mato Grosso é hoje uma das regiões mais pujantes da economia brasileira e a iniciativa do governador Blairo Maggi em buscar o apoio do MTE e da OIT tem um grande simbolismo para toda a região Centro-Oeste", elogiou o ministro. "Este compromisso com a classe trabalhadora é justamente o que está fazendo o Brasil conseguir avançar em plena crise financeira mundial".
O Mato Grosso é o segundo estado brasileiro a aderir à campanha (o primeiro foi a Bahia, em 2007), e sua agenda terá como eixos principais a redução de acidentes de trabalho e a erradicação do trabalho infantil e escravo. Na avaliação do governador Blairo Maggi, as condições de trabalho tendem a tornar-se um dos fatores determinantes nas disputas comerciais entre países.
"Queremos mostrar ao Brasil que é possível avançar economicamente sem comprometer os valores do trabalho digno e o respeito ao meio ambiente", disse Maggi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br