Complexo será inaugurado nesta quinta-feira (24), Dia Nacional do Aposentado, oferecendo diversos serviços e espaço para atividades esportivas e recreativas
Brasília, 24/01/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa na tarde desta quinta-feira (24) - Dia Nacional do Aposentado - da inauguração do Centro de Integração e Valorização do Idoso da cidade de Americana, no interior de São Paulo. Construído através de uma parceria entre a prefeitura e o Sindicato dos Aposentados do Estado de São Paulo, o complexo vai oferecer diversos serviços e espaço para atividades esportivas e recreativas a uma população estimada de 47 mil idosos daquela região.
Orçado em R$ 3,6 milhões, o centro possui 3.600 metros quadrados e uma moderna estrutura montada especificamente para idosos (não há escadas, por exemplo, apenas rampas), com dois amplos salões para práticas esportivas, aulas de ginástica, jogos e dança. Também podem ser encontrados serviços de advocacia, enfermaria, restaurante, inclusão digital e assistência social. No futuro, serão construídas piscinas, quiosques e churrasqueiras.
Segundo a direção do centro, a proposta parte de uma filosofia educacional e participativa, evitando o caráter meramente assistencialista. A inspiração é o modelo implantado pelo governo da Itália, e também está prevista a construção de uma Universidade do Idoso no local.
Além do ministro Lupi, devem participar do evento o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, o prefeito de Americana, Erich Hetzl Júnior, e parlamentares. Estima-se que existam atualmente no Brasil cerca de 25 milhões de aposentados, sendo que seis milhões deles vivem no estado de São Paulo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6540 acs@mte.gov.br