"O Brasil está se encontrando com o seu destino de ser uma das maiores nações do mundo com mais educação para o seu povo, mais empregos e mais dignidade"
Brasília, 02/09/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, visitou nesta segunda-feira (01) as instalações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que ocupa área de 4 milhões de metros quadrados no município fluminense de Volta Redonda e é responsável pela produção de 5,5 milhões de toneladas/ano de aço, empregando 16 mil trabalhadores, sendo 8 mil deles diretamente. Praticamente toda a produção da usina é destinada ao mercado interno, mais de 95%.
Lupi esteve na sala de controle do Alto Forno 03, percorreu as obras da futura fábrica de cimento da CSN que, já a partir de janeiro do ano que vem, fabricará 1,4 milhão de tonelada/ano de cimento e vai empregar diretamente mais 200 trabalhadores. Por último, o ministro visitou o galpão que está sendo modernizado e que servirá, em breve, para produzir longarinas e aços com perfis longos.
Atualmente a usina é responsável por cerca de 70% da arrecadação do município fluminense de Volta Redonda, que é o segundo do estado do Rio de Janeiro em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); e ocupa 40% de sua extensão territorial. A média salarial dos 8 mil empregados da CSN é de R$ 2,5 mil, sendo o menor salário na faixa de R$ 700.
Após manifestar a sua satisfação com a retomada do crescimento da produção da CSN, pelo fato de a empresa gerar cada vez mais empregos, Lupi explicou aos presentes o trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego: "O guardião da empregabilidade brasileira". "O Brasil está se encontrando com o seu destino de ser uma das maiores nações do mundo com mais educação para o seu povo, mais empregos e mais dignidade", disse.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br