Ação fiscal da SRTE/AM encontrou mais de cem trabalhadores do ramo da construção civil trabalhando de forma irregular
Manaus, 16/01/2008 - Em ação fiscal realizada nesta terça-feira (15), em Itacoatiara, município a 270 quilômetros de Manaus (AM), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM) encontrou mais de cem trabalhadores do ramo da construção civil em condições irregulares. A empresa Coelho Artes e Construções LTDA e a empreiteira Darcy Brandão mantinham os operários trabalhando sem carteira assinada, sem bebedouro, sanitários, não recebiam auxílio alimentação, além de estarem com os salários atrasados.
Durante a primeira fase da fiscalização, nos dias 4 e 5 deste mês, as empresas foram notificadas recebendo o prazo de dez dias para se adequarem as normas de segurança do trabalhador. Após o término do prazo, a auditora-fiscal do trabalho Creuza Barbosa, coordenadora da ação, retornou ao local e conseguiu fazer cumprir a lei através de acordo. "Assim ganha tanto o trabalhador que tem seus direitos garantidos, como o empresário que recebe um prazo para se adequar e não é punido de imediato", explicou a auditora.
Para o Superintendente Regional do Trabalho do estado, Dermilson Chagas, ações como estas são fruto do esforço dos servidores da Superintendência que mesmo com a demanda elevada e com o número defasado de auditores fiscais conseguem agir em prol do trabalhador.
Assessoria de Imprensa da SRTE/AM