Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Manoel Dias anuncia bolsa qualificação para afetados pelo incêndio do Mercado de Porto Alegre

Benefício, no valor médio dos salários dos últimos três meses, será concedido nos moldes do seguro-desemprego

Brasília, 09/07/2013 – Depois de reunir com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, na noite de ontem, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, anunciou na manhã desta terça-feira (09) que os trabalhadores afetados pelo incêndio do Mercado Público de Porto Alegre poderão receber a Bolsa Qualificação Profissional. O benefício, no valor médio dos salários dos últimos três meses, será concedido nos moldes do seguro-desemprego.

“De acordo com a lei, o Ministério do Trabalho e Emprego pode oferecer o benefício da bolsa-qualificação”, informou o ministro, acrescentando que as primeiras tratativas começam ocorrer a partir de hoje na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Porto Alegre (SRTE), em reunião com os representantes dos trabalhadores e empregadores.

A Bolsa Qualificação Profissional beneficia trabalhadores com contratos de trabalho suspensos, em momentos de retração da atividade econômica, e onde há risco de demissão. Por um período de três a cinco meses, o benefício é pago ao trabalhador para que se requalifique ou melhorar a sua qualificação profissional. A bolsa é uma das modalidades do seguro-desemprego e a lei prevê a necessidade de acordo entre o empregador e representante dos empregados. O pagamento do benefício é calculado pelo salário médio recebido nos últimos três meses, sendo que nenhum trabalhador pode receber valor inferior ao salário mínimo e superior a R$ 1.235,91 por parcela.

O prédio histórico do Mercado Público de Porto Alegre foi atingido por incêndio na noite do último sábado. Após perícia, foi constatado que 10% da estrutura foi consumida pelas chamas. Diversas lojas ficaram totalmente destruídas e será necessária a paralisação das atividades para que o mesmo seja reconstruído. 

 

Assessoria de Comunicação Social/ MTE

(61) 2031-6537/ 2430 - acs@mte.gov.br

 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas