Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Edson dos Anjos/Fundacentro

fundacentro

Assinatura ofício sobre imóvel para instalação da Fundacentro em Santos

Manoel Dias anuncia reabertura da Fundacentro em Santos (SP)

Atividades da unidade no município serão reiniciadas até o mês de setembro deste ano em imóvel cedido pela União

Brasília, 02/04/2014 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, anunciou que vai reativar a unidade da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) em Santos, São Paulo. O ministro esteve no local onde será reativada a entidade na última segunda-feira (31).
 
Manoel Dias participou também no município de uma reunião na Câmara Municipal de Santos, quando assinou, simbolicamente, ofício que será enviado à Secretaria Patrimonial da União (SPU) solicitando a cessão de um imóvel para a instalação da unidade da instituição no município santista.
 
As atividades, segundo o ministro,  deverão ser iniciadas até setembro desse ano uma vez que a SPU já recebeu os documentos necessários para formalizar a doação do prédio localizado na esquina da Avenida Ana Costa com a Rua Júlio Mesquita, área que concentra uma quantidade expressiva de sindicatos.
 
“Desde que assumi o Ministério do Trabalho e Emprego disse que queria fazer da Fundacentro um centro de referência. Temos que estar aqui, em campo, trabalhando onde as coisas estão acontecendo. O que acontecer aqui vai repercutir no Brasil todo. O setor portuário está crescendo, e é fundamental investir em prevenção, para que os trabalhadores tenham saúde e segurança no trabalho”, afirmou o ministro.
 
O ministro foi acompanhado pela presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Reis, que destacou o empenho dos sindicalistas para o bom termo da ação: “Gostaria de agradecer ao grupo que se mobilizou para obter essa conquista. Esse grupo de sindicalistas deve ser exemplo para todos”, completou.
 
Mobilização - A reabertura do escritório da Fundacentro em Santos, desativado desde 2011, foi motivada pela mobilização de sindicalistas da região da Baixada Santista que entregaram à presidenta da instituição, no final de janeiro, um documento com a reivindicação. Desde então foi formado um grupo de trabalho, denominado Comissão Pró-Fundacentro, que organizou o evento de 31 de março e reúne servidores e sindicalistas.
 
Os sindicalistas destacaram a importância da presença da instituição na Baixada Santista diante das crescentes demandas do Porto de Santos, da área de transporte e construção. “A reabertura da Fundacentro na Baixada é fundamental para que estudos sejam feitos para a proteção dos trabalhadores no ambiente de trabalho. São questões portuárias, de petróleo e gás, da construção civil. Temos o maior porto da América Latina. Por isso, todas as centrais sindicais se reuniram para participar e ajudar a Fundacentro. Precisamos também de um reforço na fiscalização, pois a demanda é grande”, explicou Francisco Nogueira, presidente do Sindicato dos Empregados Terrestres em Transporte Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo – Settaport.
 
“O Conselho Sindical está contente com o retorno da Fundacentro, que é muito importante para todas as categorias”, completou Fernando Gaspar, do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira.
 
Dias reforçou o papel da Fundacentro como o braço do MTE para a pesquisa na área de segurança e saúde do Trabalho: “Nosso Ministério tem papel fundamental. A terceirização deve ser discutida para que não se precarize o Trabalho. Diante desse avanço (da precarização do Trabalho) a garantia da segurança e saúde no trabalho é importante. A Fundacentro é um órgão mundialmente reconhecido por suas pesquisas e estudos. Estamos dando prioridade à instituição”, relatou.
 
A gerente do Trabalho, Rosângela Mendes, que também acompanhou a visita do ministro, destacou a variedade de setores atuando na região, portuários, área rural, pesca e indústrias.  “Só não tínhamos aeroviários, mas agora o aeroporto do Guarujá foi aprovado. O que me preocupa é a presença de quase 50 scanners no Porto e o problema da radiação. Outra questão é o benzeno. Somos a região com o maior número de empresas em que ele está presente e não temos um grupo para isso. O calor neste ano também afetou várias categorias profissionais pela falta de climatização nos ambientes de trabalho”, analisou.
 
Novas instalações - Parte do imóvel onde funcionará a unidade de Santos já é usada pelo Ministério da Agricultura. Uma área de aproximadamente 2850 m² será destinada ao Escritório de Representação da Fundacentro na Baixada Santista. Um engenheiro já fez o layout para a reforma inicial.  No salão principal, haverá uma sala de treinamento, um auditório, quatro salas destinadas aos técnicos da instituição, área de exposição e os escritórios administrativos e de chefia. O projeto também prevê um espaço para leitura e publicações sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
 
Outra etapa prevê a ampliação da área técnica, com novas salas, reforma do auditório, sala de atendimento, parque gráfico e estacionamento, com contrução de espaços para a realização de cursos e eventos, compartilhando conhecimentos sobre segurança e saúde no trabalho.
 
 
 
Assessoria de Imprensa/MTE
 
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundacentro
 
(61) 2031.6879 – acs@mte.gov.br
 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas