Brasília, 26/12/2013 – O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou na tarde desta quinta-feira (26) dois convênios de Economia Solidária em Santa Catarina, um com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e outro com a Prefeitura Municipal de Imaruí. A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável local e regional através de empreendimentos com base nos princípios da autogestão e da cooperação.
O convênio firmado com a Prefeitura de Florianópolis atenderá cerca de 260 famílias que sobrevivem da coleta de berbigão e fazem parte da Associação Berbigão da Tapera e da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé. Já o convênio com a Prefeitura de Imaruí vai contribuir com o projeto de Economia Solidária “A esperança de igualdade renasce”, que promove o fomento e o fortalecimento dos empreendimentos e redes de cooperação de agricultura familiar, pesca artesanal, turismo rural e lagunar e coletores de material reciclável. Aproximadamente 110 trabalhadores serão assistidos.
O convênio com Florianópolis aconteceu por meio da parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério da Pesca. Já em Imaruí o convênio é oriundo da Emenda Parlamentar da deputada federal (PT/SC), Luci Choinacki.
Na oportunidade o Ministro exaltou a importância dos convênios para a estrutura social e econômica das localidades beneficiadas. “São atividades que fazem parte da história local e continuam contribuindo economicamente para sustentar famílias e atrair turistas”, observou.
Participaram do evento o chefe de Gabinete do ministro, Rodrigo Minotto, o secretário adjunto da Senaes, Roberto Marinho, o superintendente regional em Santa Catarina, Luis Miguel Vaz Viegas, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza, o prefeito de Imaruí, Manoel Viana de Sousa e ainda líderes e membros das associações e comunidades beneficiadas.
Ascom MTE
acs@mte.gov.br
(61) 2031-6537 / 2430