Manoel Dias defende integração no combate ao trabalho infantil
Ministro destacou as ações do Brasil, em Genebra, durante reunião com representantes da América Latina, África e Ásia
Brasília, 10/06/2015 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, defendeu, nesta quarta-feira (10), a criação de iniciativas conjuntas entre países da América Latina, África e Ásia para acelerar a redução do trabalho infantil. A defesa foi realizada durante reunião com representantes dos três continentes na Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que ocorre em Genebra, na Suíça.
Manoel Dias destacou a recente criação da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil, instrumento de cooperação acordado por 25 países que inclui iniciativas no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Durante o encontro foram destacados os progressos reconhecidos nas iniciativas de proteção dos direitos trabalhistas. “Não podemos deixar de registrar que a maior parte dos trabalhadores que vivem em condição de pobreza reside em países de renda média, como o Brasil”, justificou Dias.
O ministro relatou ainda as ações em andamento no Brasil, com destaque para a campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos, além da Cooperação Sul-Sul, que visa estimular a segurança e saúde laboral em países produtores de Algodão na África e América Latina, entre outras.
BRICS – O ministro Manoel Dias participará de almoço com ministros do setor de trabalho e emprego da Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), que acontece ainda hoje. Serão discutidas a situação dos trabalhadores no âmbito do bloco e as políticas laborais conjuntas para os países, que possuem 40% da população do planeta e 25% do PIB mundial.
Assessoria de Imprensa/MTE
Fique por dentro:
Acompanhe o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através das redes sociais e dos sites oficiais. Siga o MTE no Youtube (https://goo.gl/j0zMxU), no Facebook (https://goo.gl/u0zMWn) e no Twitter (@TrabalhoGovBr). Acesse fotos, áudios e vídeos exclusivos também pelo site (mte.gov.br) ou Blog do Trabalho (blog.mte.gov.br).