Renato Alves
Em São LuÍs (MA) ministro lança Fórum de Aprendizagem na Fiema
Dias lança Fórum de Aprendizagem no Maranhão
Fórum vai unir esforços dos governos Federal, Estadual e Municipal para impulsionar, junto às empresas locais, oportunidade de inserção paral jovens
São Luís, 28/04/2015 – Para impulsionar vagas de aprendizagem a jovens maranhenses, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nesta terça-feira (28) na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), da instalação do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional, Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho. O estado, segundo dados da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério, tem potencial para inclusão de 17 mil jovens, mas somente três mil aprendizes foram inseridos no mercado de trabalho no ano passado. “A aprendizagem profissional é a oportunidade de o jovem ter contato com as novas tecnologias e se preparar para o mercado de trabalho. Cerca de 80% dos jovens que são alcançados pelas políticas do Ministério são inseridos nas empresas e 51% deles permanecem no emprego”, ressaltou o ministro, destacando que a instalação do Fórum vai permitir que o ministério, por meio de suas políticas de fiscalização e inserção, numa parceria com o governo de estado e prefeituras possa colocar cinco mil jovens no mercado ainda este ano. “Tenho certeza que essa parceria do governo Federal, governo do Maranhão e a prefeitura vamos atingir a meta”, assegurou o ministro que foi aplaudido pelos milhares de jovens presentes quando exaltou a importância da participação democrática garantida hoje pelo Estado Brasileiro.
Também presente na instalação do Fórum Estadual, o governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou essa parceria. “Hoje, aqui no Maranhão, governo local e a prefeitura têm a mesma intenção, que é trabalhar para o povo e com o apoio do Governo Federal e a participação do empresariado maranhense, tenho certeza que vamos atingir essa meta”, avaliou o governador adiantando que vai solicitar a Câmara Estadual mudança na lei que reduz encargos trabalhistas, “para que empresas que contratem jovens e cumpra a Lei de Cotas de Aprendizagem no Maranhão tenham garantida a redução de impostos”.
O prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Jr., também destacou a parceria, afirmando que a prefeitura vai buscar junto às empresas e aos órgãos federais e estaduais parceiros oportunidades de aprendizagem para os jovens maranhenses. Para o prefeito, governos estaduais e municipais do Maranhão hoje falam a mesma língua e isso vai propiciar a adesão de mais empresas e oferecer mais oportunidades de aprendizagem ao jovem maranhense.
Na instalação do Fórum estavam presentes também, o superintendente Regional do Maranhão, Sílvio Conceição Pinheiro, e o secretário de Trabalho, Julião Amim.
Homenagem - A instalação do Fórum reuniu instituições formadoras, empregadoras e intermediadoras que já oferecem oportunidade de inclusão aos jovens. Durante a solenidade foi entregue pelo ministro Manoel Dias e o governador Flavio Dino, certificado a cinco instituições parceiras permanentes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Superintendência Regional do Trabalho na captação de jovens aprendizes, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o CIEE e o Grupo Mateus, maior empregador no estado.
Patrimônio Digital – O ministro Manoel Dias participou ainda do lançamento do projeto Patrimônio Digital, no Palácio de La Ravardière, uma iniciativa da prefeitura de São Luís que vai oferecer incentivos às empresas que se instarem no centro histórico e criarem vagas de emprego. O Projeto Patrimônio Digital é oriundo da Lei 5876/2014 e reduz por até 15 anos e em até 60% a alíquota ISSQN para 109 atividades econômicas ligadas à tecnologia.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537