A parceria com o MTE na realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil foi um dos temas da reunião
Brasília, 04/04/2013 - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, foi recebida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na manhã desta quinta-feira (4). O encontro serviu para reforçar ações conjuntas entre as pastas, especialmente na área de inclusão produtiva da população de baixa renda inserida no Cadastro Único.
A ministra destacou o rapasse de R$ 21 milhões do MDS para financiar ações de intermediação de mão de obra para o público do Brasil Sem Miséria, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A meta é viabilizar a colocação de 106 mil pessoas de baixa renda no mercado de trabalho.
De acordo com Tereza Campello, o governo já contabiliza 360 mil matrículas em cursos de qualificação profissional do Pronatec Brasil Sem Miséria. “Estamos tendo um retorno fantástico e o desafio agora é garantir melhores oportunidades de trabalho para essa população. A parceria com o Sine é estratégica para atingirmos esse objetivo”.
Inicialmente, os recursos destinados à intermediação de mão de obra vão atender as agências do Sine localizadas nos estados do Nordeste e Minas Gerais. Manoel Dias destacou a importância de se expandir a ação aos demais estados da federação .
O apoio a projetos de economia popular e solidária é outra iniciativa conjunta dos órgãos. O MDS e o MTE destinaram mais de R$ 78 milhões para municípios interessados em financiar projetos nesse segmento, priorizando aqueles que incluem pessoas extremamente pobres. Até o momento, 32 municípios já assinaram convênios com o Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro Manoel Dias destacou a importância dessas iniciativas para manter o mercado de trabalho aquecido e fomentar iniciativas sustentáveis de inclusão social e desenvolvimento econômico.
Conferência
Os ministros debateram ainda a realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil a ser realizada de