Programa "Primeiro Passo" alcançou 156 jovens em 2014; neste ano, 168 novos alunos serão beneficiados
Manoel Dias ressaltou que o futuro do país passa pela formação da nova geração de trabalhadores.
Juazeiro do Norte, 10/07/2015 - 156 jovens receberam do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na tarde desta sexta-feira (10), em Juazeiro do Norte, no Ceará, diplomas pela conclusão de cursos de qualificação. Integrando o programa "Primeiro Passo", que é promovido pelo Governo do Estado, os participantes entram para o mercado de trabalho com uma formação profissional direcionada para as áreas de administração, venda e produção.
Com a participação dos prefeitos de Juazeiro do Norte e Barbalha, Luís Ivan Bezerra e José Leite Gonçalves, respectivamente e do secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Josbertini Virginio, o evento reuniu mais de 500 pessoas e marcou o início do novo ciclo do programa para 2015. Neste ano, serão mais 168 cidadãos de escolas públicas retirados de situações de vulnerabilidade social em toda a região do Cariri. No total, serão 2 mil vagas para qualificação profissional no estado. A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª. e 9ª. séries do Ensino Fundamental e oferece, durante cinco meses, bolsa-capacitação, uniforme, refeições e material didático.
No Jovem Estagiário, os jovens da 1ª. e 2ª. séries do Ensino Médio são encaminhados para instituições públicas e privadas. Já o Jovem Aprendiz e o Jovem Remunerado são voltados para os alunos da 3ª. série do Ensino Médio e permitem a entrada em empresas com o salário financiado pelo Governo do Estado.
Ao anunciar o lançamento do Encontro Nacional dos participantes do Programa Jovem Aprendiz, que será promovido em agosto, em Brasília, Manoel Dias ressaltou que o futuro do país passa pela formação da nova geração de trabalhadores. "O ministério busca estimular os jovens por todo o país. O Ceará é conhecido por ser pioneiro e, com isso, serve de exemplo para o Governo Federal", explicou Dias.
"O grande desafio do Brasil, após dobrar o número de trabalhadores no mercado, incluir 50 milhões de pobres na classe média e oferecer milhares de vagas para jovens na universidade, é qualificar essa massa que já conquistou o seu emprego ou ainda busca uma nova oportunidade", concluiu o ministro, ao ser aplaudido pelo formandos. "Essa ação permite uma efetiva inclusão no mercado profissional. Os resultados expressivos surgem a partir da troca de experiências com o Ministério do Trabalho e Emprego", disse o secretário Josbertini Virginio.
Formanda, Elaine Santos valorizou a oportunidade conquistada na busca do primeiro emprego. "É uma satisfação poder alcançar essa primeira conquista. Somos mais que vencedores. Nossa caminhada só começou. Temos muitas oportunidades para alcançar até o sucesso profissional e de vida", afirmou a estudante. José Leite ratificou a importância da integração do poder público no desenvolvimento de políticas para a juventude. "É um programa muito importante para a nossa população. Antigamente, não tínhamos essa preocupação com os jovens. Hoje, alcançamos mais de 100 escolas profissionalizantes no Ceará, sem contar o financiamento estudantil", destacou o prefeito de Barbalha.
Também estiveram presentes: o chefe de Gabinete adjunto do governador do Estado, Fernando Santana; o deputado federal André Figueiredo e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Afonso Cordeiro Torquato.
Assessoria de Imprensa
(61) 2031-2430/acs@mte.gov.br