Manoel Dias inaugura o novo auditório da SRTE/RJ
Na cerimônia, ministro recebe homenagem de auditores fiscais do Trabalho
Ministro recebe medalha Mártires de Unaí de auditores da SRTE/RJ
Rio de Janeiro, 08/05/2015 - Durante a visita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, reinaugurou o auditório da sede, que recebeu o nome de Edialeda Salgado do Nascimento. No evento, os auditores fiscais do Trabalho ainda promoveram uma homenagem que contou com a entrega da medalha Mártires de Unaí/MG.
Ao valorizar a história de Edialeda, Manoel Dias ressaltou o perfil combativo, que "serve de exemplo para as próximas gerações".
"É uma satisfação poder prestar uma homenagem a uma mulher tão representativa para a história do país. Ela foi a primeira secretaria dez Estado negra no Brasil. Sempre combateu o preconceito contra negros e mulheres", destacou o ministro, ao descerrar a placa ao lado do filho de Edialeda, André Luiz Salgado (centro) e autoridades.
Médica por formação, Edialeda marcou sua trajetória através da incansável luta pelos direitos sociais e dos trabalhadores. Em 1984, organizou e foi conferencista do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, no Equador. Ela também participou de dezenas de congressos realizados na América Latina, Estados Unidos e Europa sobre a questão do negro e da mulher.
"O auditório servirá como elo de integração no ministério, através da realização de eventos e treinamentos. Com a moderna estrutura, vamos potencializar a qualificação dos nossos servidores", afirmou o superintendente regional, Antonio Albuquerque.
Mártires de Unaí - Dias recebeu também, da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho no Rio de Janeiro, a medalha Mártires de Unaí/MG. Segundo os servidores do MTE, a iniciativa reconhece os relevantes serviços prestados pelo ministro em prol da plena liberdade e do trabalho digno.
O nome da medalha remete à chacina ocorrida em 2004, na cidade de Unaí/MG. Neste fato, quatro auditores fiscais do MTE foram assassinados na região de Unaí (MG), durante uma fiscalização de rotina em fazendas.
"Fico feliz por ter contribuído para que o processo seja concluído e os culpados condenados. Defender uma causa como essa é uma obrigação," concluiu Dias.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537