Brasília, 11/07/2013 – Começa nesta quinta-feira (11) e vai até domingo (14), o II Fórum e II Feira Mundial de Economia Solidária, no Parque Medianeira, em Santa Maria (RS). O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou da abertura do evento que busca construir espaços voltados ao debate da economia solidária.
Manoel Dias relembrou a importância de promover e difundir a temática da economia solidária como uma estratégia de desenvolvimento sustentável que integra a democracia política, econômica, social e ambiental.
O II Fórum Mundial vai ampliar o diálogo da economia solidária com a sociedade e permite refletir os conceitos e práticas solidárias. Serão realizados um conjunto de ações e atividades como seminários, mesas de debate, oficinas, caminhadas, entrevistas, pesquisas e apresentações culturais.
O fórum iniciou com uma grande Marcha Mundial pela Paz e Justiça Social que celebrou e difundiu a economia solidária sob o tema: Desenvolvimento como expressão do Bem Viver. A II Feira é um grande espaço de articulação e troca de experiências de comercialização.
São esperados mais de 150 mil pessoas que comemorarão os 10 anos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), 20 anos da Feira de Santa Maria, 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e 30 anos de Economia Solidária da Cáritas Brasileira.
Senaes 10 anos – O governo federal, em junho de 2003, inaugurou a construção de uma política pública de economia solidária com a criação da Senaes que vem se empenhando para fortalecer e ampliar as ações de apoio e fomento do tema.
Nesses 10 anos, a secretaria disponibilizou mais de R$ 456 milhões no apoio a 552 projetos beneficiando milhares de pessoas em todo o território nacional e realizou duas Conferências Nacionais, em 2006 e 2010, para a efetiva valorização das iniciativas econômicas solidárias.
Assessoria de Comunicação Social/ MTE
(61)2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br