Brasília, 20/08/2013 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, juntamente com o almirante-de-esquadra Gilberto Roffé e o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Feijóo, participou da posse da comissão de representantes sindicais da obra do Complexo Estaleiro e Base Naval (EBN) de Itaguaí (RJ). A cerimônia ocorreu, nessa segunda-feira (19), na Área Sul do Complexo que integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil.
Durante o evento, que reuniu cerca de 300 trabalhadores, Manoel Dias destacou a importância da ação que “ratifica o progresso nas relações de trabalho no Brasil”. Para o ministro, “o diálogo nacional entre capital e trabalho é um avanço, pois, hoje, os trabalhadores no chão da fábrica são ouvidos e respeitados”, disse. A EBN vai gerar nos próximos três anos mais de oito mil empregados diretos e 24 mil indiretos e é o 29º empreendimento participante do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção.
Manoel Dias avalia que tão importante quanto a geração de vagas é a manutenção dos direitos dos trabalhadores e o crescimento real dos salários. “A Comissão de representantes sindicais o Complexo EBN representa o sucesso de uma política que vem sendo implantada há dez anos e mudou a realidade do país”, afirmou.
O assessor da secretaria da Presidência, José Feijóo, ressaltou a importância do diálogo sem o temor da repressão: “O trabalhador pode dar sua opinião a partir de uma comissão, permitindo, assim, a melhora constante da condição de atuação na obra. Como resultado, os empregados ficam mais satisfeitos, pois sabem que suas necessidades estão sendo ouvidas e atendidas. É uma quebra de paradigmas”.
Além da parte sindicalista, o Compromisso Nacional prevê a instalação de comissões de saúde e segurança, e ações para aprimorar o recrutamento, a contratação, e a qualificação da mão-de-obra.
O diretor-superintendente da Odebrecht, Fábio Gandolf, afirmou que a empresa deseja aprimorar as boas práticas trabalhistas, pois todos ganham ao longo do tempo: “Esperamos um amadurecimento cada vez mais constante do trabalho e do social neste canteiro, com amplo diálogo entre todos os envolvidos”, salientou.
Assessoria de Comunicação Social/ MTE
(61) 2031-6537/ 2430 - acs@mte.gov.br