Com a participação de especialistas internacionais, evento debate os efeitos da lei trabalhista na competitividade
Brasília, 20/08/2013 – Na abertura de seminário internacional “O Trabalho e a Competitividade no Brasil e no Mundo”, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, afirmou que o debate amplo e aberto permitirá que o Brasil avance nas questões trabalhistas. Segundo ele, por meio do diálogo haverá grande contribuição nos entendimentos das relações de capital e trabalho.
Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o encontro reúne, nesta terça-feira (20), em Brasília, especialistas da Itália, França, México e Estados Unidos num debate de experiências sobre relações de trabalho e suas perspectivas nos quatro países e no Brasil.
Para o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o seminário além de oferecer uma oportunidade para as comemorações dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), proporcionará, ao mesmo tempo, um momento de reflexão para “possamos avançar nas questões que regulam as relações trabalhistas”. O ministro do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, chamou para necessidade de reflexão sobre a integração da competitividade e o trabalho.
Especialistas da Itália, como o ex-ministro do Trabalho Michel Martone, da França, dos Estados Unidos e do México discutem o assunto com dirigentes do empresariado, das centrais sindicais e ministros do TST. O encontro deverá demonstrar, nas exposições e debates, que a legislação trabalhista tem vários pontos em comum em países de diferentes estágios de desenvolvimento.
Além do ex-ministro do Trabalho italiano Michel Martone, participam das discussões, pela manhã, os advogados Olivier Angotti, da França, integrante da Associação Europeia de Advogados pelo Emprego; Oscar de La Vega, do México, presidente do Comitê de Capital Humano do Instituto Mexicano dos Executivos Financeiros; e Johan Lubbe, dos Estados Unidos, considerado pela Revista Euromoney um dos melhores advogados de Direito do Trabalho do mundo.
Do lado brasileiro, discutem as relações de trabalho os ministros do TST Augusto Leite de Carvalho e Maurício Delgado, o empresário Alexandre Furlan, presidente da Comissão de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social da CNI; Adauto Duarte, diretor da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e os advogados e assessores da CUT Ericson Cruivelli e José Loguercio.
Assessoria de Comunicação Social/ MTE
(61) 2031-6537/ 2430 - acs@mte.gov.br