Ações do governo federal articulam oito órgãos e estatais e contemplam redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis
Brasília, 31/07/2013 - Nesta quarta-feira (31/7), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou no Palácio do Planalto do lançamento do Programa Cataforte - Negócios Sustentáveis
Manoel Dias destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego no fomento à atividade desenvolvida pelos catadores em todo o país. “Desde 2007, o MTE vem atuando no fomento de redes de cooperativas e de associações de catadores de materiais recicláveis”, destacou. Para o ministro, os acordos e convênios firmados hoje são de fundamental importância para a manutenção da atividade.
Durante o evento, Manoel Dias assinou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um acordo de cooperação para apoio a iniciativa de geração de trabalho e renda por meio de empreendimentos econômicos solidários. Também foi lançado o edital para selecionar redes de cooperativas de recicláveis de todo o país para acessar recursos do programa e celebrado acordo de cooperação técnica entre parceiros e assinatura da portaria que designará o Comitê Estratégico do Cataforte, formado por representantes da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), da Fundação Banco do Brasil (FBB), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobras e do Banco do Brasil (BB).
O Cataforte destinará recursos para a estruturação de cooperativas e associações possibilitando que estes empreendimentos solidários se tornem aptos a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis. Nesta terceira etapa do Cataforte, pretende-se alcançar 35 redes.
Ações - Serão realizadas ações de assistência técnica; capacitação de catadores e lideranças; apoio à elaboração de planos de negócios; ampliação e nivelamento da infraestrutura das cooperativas. O Programa prevê ainda possibilidades de acesso a produtos bancários, como capital de giro a serem disponibilizados pelo Banco do Brasil, o Cartão BNDES, Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Histórico - O Programa Cataforte começou em 2009 e teve como principal objetivo estimular a organização de grupos de catadores com base nos princípios da economia solidária. Na primeira etapa, por meio da parceria entre a FBB e MTE/Senaes, com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o programa capacitou milhares de catadores para estruturarem unidades de coleta e atuarem em rede.
A partir de 2010 deu-se início à segunda fase do Cataforte – Logística Solidária - que fortaleceu a infraestrutura logística das cooperativas, com a aquisição de 140 caminhões para 35 redes de cooperativas e associações de catadores, bem como com a realização de capacitações e prestação de assistência técnica para elaboração de planos de logística. As ações do Cataforte – Logística Solidária foram realizadas por meio da parceria entre a FBB, o BNDES, a Petrobras e a Senaes/MTE, com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.
Nesta terceira etapa, o Cataforte - Negócios Sustentáveis
Assessoria de Comunicação/MTE
Com informações da Secretaria Geral da Presidência da República
2031/6537 – ACS@mte.gov.br