Dias premia alunos em concurso da Fundacentro
Iniciativa é uma parceria com prefeitura do Rio de Janeiro e difunde a importância do tema segurança e saúde entre crianças e jovens
A aluna Raissa Pereira valorizou a iniciativa da Fundacentro
Rio de Janeiro, 09/03/2015 - Acompanhado de alunos e professores da rede pública de ensino, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, entregou na manhã desta segunda-feira (09), na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Centro do Rio de Janeiro, as placas de menção honrosa aos vencedores do I Prêmio Fundacentro de Composição Escrita em Segurança e Saúde no Trabalho, que foi realizado em parceria com a Prefeitura local.
Com a presença dos secretários municipais de Educação e Trabalho, Helena Bomeny e Augusto Ribeiro; da presidente da Fundacentro, Maria Amélia, e do superintendente regional do Trabalho, Antonio Albuquerque, o evento marcou a difusão da política do "Trabalho Decente" entre crianças e jovens fluminenses.
A conscientização proposta pela iniciativa permitirá que temas como o "uso de equipamentos de segurança" e a "saúde no ambiente de trabalho" sejam debatidos, junto das famílias, também fora do ambiente escolar.
Para o ministro, a parceria com o município marca o surgimento de um novo patamar na formação da futura mão de obra fluminense.
"As crianças estarão cobrando dos pais o uso dos equipamentos de proteção individual para manter a segurança dentro das empresas. Isso garante que as próximas gerações contem com uma consciência voltada para o assunto, que é fundamental neste momento de pleno emprego no Brasil", destacou o ministro.
"Esse ato reafirma o interesse da prefeitura de priorizar quem apresenta a maior vulnerabilidade: os menos favorecidos. Juntos, os governos municipal e federal estão comprometidos com a sociedade brasileira, dando continuidade às políticas de desenvolvimento social, com o avanço da qualificação profissional", completou.
Sucesso nas escolas - Iniciado em 2014, o concurso abrangiu mais de 21 mil alunos, da quinta a nona série, de 47 unidades do programa Escola do Amanhã. A partir de oficinas, os professores municipais selecionaram as 12 melhores redações. Na fase seguinte, os técnicos da Fundacentro escolheram as duas vencedoras.
A aluna Raissa Pereira, que recebeu o prêmio das mãos ministro, mostrou que o crescimento do país passa pela valorização do trabalhador. "O trabalho é a base para o sustento das famílias. Por isso, é fundamental manter o ambiente de trabalho saudável e seguro. Devemos ter a consciência que o perigo pode estar em qualquer lugar", afirmou.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537