Ministro propôs aos sindicalistas a ampliação do diálogo entre trabalhadores e empregadores
Brasília, 07/07/2015 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, recebeu, nesta terça-feira (07), dirigentes de sindicatos aquaviários, que apresentaram reivindicações para corrigir possíveis distorções na jornada de trabalho. Os trabalhadores afirmam essas mudanças estariam gerando redução no quadro de pessoal e acúmulo de serviço.
Participaram da audiência o presidente da Central Geral dos Trabalhadores no Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário no Estado do Espírito Santo (Aquasind), Antenor José da Silva Filho, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Marítimos, Fluviais e Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Atividades Afins no Estado de Santa Catarina (SIMETASC), Luiz Antônio Marques, além do secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Sérgio Almeida.
Ubiraci Dantas afirmou ainda que a categoria conta com o MTE para realizar mediações junto às empresas do setor e, assim, evitar possíveis greves.
Segundo Manoel Dias, o entendimento surgirá a partir do diálogo entre os envolvidos. “Vamos procurar agir com rapidez para estudar essa situação e propor soluções geradas pelo entendimento”, afirmou Manoel Dias.
Ainda de acordo com os sindicalistas, o encontro buscou garantir o cumprimento efetivo da legislação. “As empresas estão reduzindo as equipes com base numa interpretação distorcida das Normas das Autoridades Marítimas (NORMAM). Isso está acontecendo em nível nacional”, alegou o presidente do Aquasind.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 - acs@mte.gov.br