Dias recebe reivindicações de oceanógrafos catarinenses
Deputado estadual Nikolas Reis (SC) pediu apoio do ministro para criar regulamentação da categoria
Foto: MTE/Kenedy Brayan
Dias demonstrou apoio a reivindicação dos oceanógrafos de Santa Catarina
Brasília, 06/08/2015 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), do deputado estadual Nikolas Reis (SC) e de representantes da Associação Brasileira de Oceanografia o pedido de apoio para criação do conselho de classe e regulamentação da categoria.
Sobre o tema, Dias afirmou que o MTE precisa elaborar uma proposta, a ser encaminhada à Casa Civil. “Acreditamos que não há objeção a essa demanda, mas Ministério deve ser provocado sobre essa questão. Cabe aos oceanógrafos se organizarem para encaminhar um pedido oficial”, explicou o ministro. A criação do conselho depende de lei complementar, enquanto a regulamentação deve ser feita por decreto.
Acompanhado do secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Giovanni Queiroz, e do deputado federal, Fabrício Oliveira (SC), Nikolas Reis destacou a ampliação do mercado nessa área e defendeu a importância da profissão. “No país existem 13 universidades que oferecem cursos de Oceanografia, sendo nove instituições federais de ensino. São mais de três mil profissionais em atuação e 400 recém-formados entrando para o mercado a cada ano”, destacou o deputado catarinense.
“Sem resolver essa pendência, nós não podemos fiscalizar, nem acompanhar alguns regramentos. Para exercer o nosso trabalho, somos obrigados a nos filiar a entidades de outras categorias”, relatou Fernando Diehl, da Associação.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031 6537 – acs@mte.gov.br