Gurría ressalta que Brasil é considerado um parceiro-chave da OCDE
Brasília, 17/07/2013 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, manteve encontro na manhã desta quarta-feira (17) com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. Durante a conversa o diretor geral adiantou parte dos dados sobre emprego e desemprego que serão apresentados na reunião de ministros do trabalho dos países do G-20 e ressaltou que o Brasil é considerado um parceiro-chave da OCDE. Os dados apresentados por Gurrya destacam a boa performance do Mercado de Trabalho do Brasil, que vem apresentando dados positivos de geração de emprego.
Um dos principais assuntos tratados durante o encontro foi o estudo que a OCDE está elaborando sobre a situação do emprego dentre os jovens em algumas economias emergentes, entre elas, o Brasil. O estudo sobre a situação dos jovens teve início num seminário realizado no Brasil em novembro de 2012 e já possui um texto preliminar, aberto para comentários até o próximo dia 16 de agosto.
Manoel Dias confirmou o interesse do Brasil em dar continuidade à cooperação com a OCDE objetivando a conclusão do estudo e, neste sentido, confirmou a disposição do MTE em organizar o segundo seminário em 24 de setembro de 2013 no Brasil, para apresentação do texto final do estudo.
Reunião do G-20 - O ministro Manoel Dias está participando esta semana em Moscou, na Rússia, da Reunião de Ministros do Trabalho do G-20. No encontro estão sendo discutidos prioridades na área de trabalho e emprego, criação de postos de trabalho, implementação da agenda de emprego acordada pelo G-20, além de política social e de inclusão pelo trabalho.
Assessoria de Comunicação/MTE
2031.6537 acs@mte.gov.br