Curitiba, 24/06/2013 - O Paraná foi o estado da região sul que mais gerou empregos no mês de maio, totalizando 9.713 trabalhadores com carteira assinada. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado na sexta-feira (21), o acréscimo é de 0,37% se comparado ao mês de abril. Os setores de atividade que mais contribuíram para este resultado foram os serviços (+3.154 postos), a construção civil (+2.345 postos), a indústria de transformação (+2.082 postos) e o comércio (+1.383 postos).
Com isso, Paraná está entre as 17 localidades que registraram a maior expansão de empregos celetistas no Brasil. As vagas estão distribuídas por todo o estado, sendo que Curitiba ocupa o ranking da geração de novos postos, seguida por Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu e Umuarama. Só a Região Metropolitana de Curitiba registrou acréscimo de 1.326 empregos formais em relação ao mês anterior; aumento de 0,13%.
Para o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, a expansão das vagas e o número de carteiras assinadas, mostram que a oferta existe e é um estímulo para a população se aperfeiçoar ainda mais tecnicamente. “Buscar oportunidades no mercado formal, com registro, é um direito da sociedade. É bom alertar que ainda existem vagas abertas, comprovando a lei da oferta e da procura no Paraná”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social/MTE
2031.6537/6981 – acs@mte.gov.br