Foto: Renato Alves/MTE
A livre circulação e a fiscalização do trabalho em regiões de fronteira dos países são os principais focos elencados no encontro
Porto Alegre, 27/11/2012 – A inspeção do trabalho e a formação profissional de trabalhadores pautaram as discussões do segundo dia de Reunião dos Órgãos Sociolaborais do Mercosul. Em paralelo ao encontro, acontecem o Seminário Regional sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e a 8ª Reunião do Observatório do Mercado de Trabalho do Mercosul.
A livre circulação e a inspeção do trabalho em regiões de fronteira dos países, principalmente na área de transporte de mercadorias, foram os principais temas do debate, que tem por objetivo implantar um plano regional para facilitar a movimentação de trabalhadores entre os países e realizar fiscalizações. Também foram apresentados os resultados conjuntos de 2012 e um projeto de formação de inspetores do trabalho prevendo, inclusive, cursos na modalidade a distância por meio da Escola Virtual do Mercosul.
Outro foco do dia foram as discussões sobre migração em cada país e a apresentação dos resultados das políticas do Observatório do Mercado de Trabalho do Mercosul com apresentação do sítio web OMTM, onde estarão disponíveis, em português e espanhol, bases estatísticas e informações sobre trabalho no Mercosul.
No seminário sobre trabalho infantil, a principal discussão girou em torno do plano regional para a prevenção e erradicação do trabalho de crianças e adolescentes. Os participantes de cada país apresentaram os resultados de estudos rápidos realizados em suas localidades em zonas de fronteira e propostas de encaminhamentos quanto a questões de legislação relativas a cada nação.
Encontro de ministros do Trabalho - No encerramento do evento, na sexta-feira (30), será realizado o encontro com os cinco ministros do Trabalho que compõem o Mercosul: Brizola Neto, do Brasil; Carlos Tomada, da Argentina; Eduardo Brenta Badano, do Uruguai; e Maria Cristina Iglesias, da Venezuela.
Clique aqui e assista o vídeo do segundo dia de Conferência.
Assessoria de Comunicação Social/MTE
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br