Assessor de especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Mário Barbosa, é presidente da Comissão Brasileira e representante do Mercosul no Conselho
Brasília, 21/11/2008 - Os membros do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), reunidos em Genebra, na Suíça, desde o dia 06 de novembro, aprovaram nesta semana o pedido dos países do Mercosul para participar, como observador, das atividades do Conselho. A OIT encerra a 303ª reunião nesta sexta-feira (21).
O assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego, presidente temporário da Comissão Brasileira e representante do Mercosul, Mário Barbosa, destacou, em sua participação, que a inclusão do bloco no Conselho da OIT constitui uma dimensão sociolaboral e um passo muito significativo. "O Mercosul tem disposição em dedicar seus melhores esforços em favor do fortalecimento da capacidade da OIT para consolidar o tema do pleno emprego e do trabalho decente no interior do sistema multilateral".
Barbosa ressaltou ainda que os esforços realizados pelos países do bloco do Mercosul, no período 2003 a 2008, resultaram em aceleração do crescimento econômico e na distribuição dos frutos do progresso, permitindo uma redução significativa dos níveis de desemprego e de trabalho não registrado, de pobreza, indigência e desnutrição das populações de nossos países.
Como resultados da integração da dimensão sociolaboral, o Mercosul tem avançado positivamente no contexto do Plano Regional de Inspeção do Trabalho, no Plano Regional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, do Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul e no Plano de Facilitação de Circulação de Trabalhadores, entre os mais importantes.
Os ministros do Trabalho do Mercosul, reunidos em outubro deste ano na cidade do Rio de Janeiro (RJ) declararam sua disposição em agir de forma coordenada para somar esforços em articulação com os Ministérios de Economia, Relações Exteriores, Planejamento, Produção e Desenvolvimento e atores sociais, entre outros, em defesa da sustentabilidade do crescimento econômico com geração de emprego produtivo e trabalho decente. Como resultado dessa iniciativa, ficou acordado que serão realizadas reuniões ampliadas da área social e trabalhista e econômica, no âmbito do Conselho do Mercado Comum.
O Conselho da OIT é composto por 56 membros (28 representantes dos governos, 14 dos empregadores e 14 dos trabalhadores) e 66 membros suplentes (28 representantes dos governos, 19 dos empregadores e 19 dos trabalhadores) e estabelece os rumos da política da OIT, aprova o orçamento da Organização e elege o Diretor-Geral a cada quatro anos.
Mais informações:
- Ministros do Trabalho da América do Sul se reúnem no Rio
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br