Ministro abre feira que aproxima empresas de portadores de deficiência
Rio de Janeiro, 17/11/2014 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, abriu esta manhã, no Centro Politécnico do Senac, no Rio de Janeiro, a Feira de Oportunidades Rio + Inclusivo. O evento é uma iniciativa das três esferas de governo, em parceria com a iniciativa privada, para estimular a inserção dos profissionais portadores de deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho e levantar as necessidades do empresariado para o cumprimento da Lei de Cotas. Apenas 30% das empresas do Rio de Janeiro conseguem preencher as vagas disponíveis para esses trabalhadores.
O ministro destacou a importância da qualificação profissional no momento em que o país e em especial o Rio de Janeiro vivem o Pleno Emprego, com uma taxa de desemprego na casa de 3,8%. Para Manoel Dias, programas como o Pronatec são fundamentais para a ocupação de um número cada vez maior de trabalhadores e para que o Brasil continue crescendo. "Estamos aqui para demonstrar a nossa preocupação e responsabilidade com a ampliação das políticas públicas do nosso governo. A inclusão de tantos quantos quiserem trabalhar é um grande desafio. Queremos que todos participem da construção do nosso país. E para isso são fundamentais as iniciativas capazes de aproximar trabalhador e empregador onde quer que eles estejam e com cada dia mais qualificação", comentou.
Manoel Dias complementou que em 2015 o Pronatec terá oportunidade para mais de 10 milhões de trabalhadores, melhorando não apenas a qualificação, mas a renda e a qualidade de vida dos brasileiros. "Nessa nova fase do Brasil é fundamental o conhecimento e a capacitação para que possamos construir cada vez mais um Brasil mais justo e inclusivo", acrescentou.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 - acs@mte.gov.br