Renato Alves
Estudo apresentará custos médios dos serviços e busca melhorar o atendimento do sistema em todo país
Brasília, 24/04/2013 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nesta quarta-feira (24) da abertura do seminário Estudo dos Custos Associados aos Serviços Prestados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), no auditório da Finatec/UnB. O seminário é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Universidade de Brasília (UnB) que definirá, entre outras coisas, os custos médios dos serviços e atividades realizados nos postos do Sine.
Para o ministro, o convênio firmado entre o MTE e UnB tem como objetivo realizar um atendimento de qualidade e eficiência para os trabalhadores. “Combinamos com a presidenta Dilma Rousseff que apresentaríamos, no decorrer do próximo mês, uma proposta que visa recuperar todos os postos de atendimento do Ministério do Trabalho e dar maior qualidade no atendimento aos trabalhadores”. Afirmou.
De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), responsável pela gestão do Sistema, foram definidas para estudo as atividades desenvolvidas nos postos de atendimento do Sine relacionadas à Intermediação de Mão de Obra, Habilitação do Trabalhador ao Seguro-Desemprego e a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A análise possibilitará a normatização de um modelo operacional, com a definição de estruturas, padrões e parâmetros mínimos para as atividades desenvolvidas em todo país, considerando as especificidades e diversidade de cada localidade.
O ministro também ressaltou a importância da realização de parcerias de cooperação técnica e que estudos como esses são “importantes para que o Ministério do Trabalho tenha critérios e sustentação cientifica no zelo das políticas públicas com relação aos custos e qualidade dos serviços”. O seminário reúne, durante toda a quarta-feira, superintendentes do Trabalho e Emprego, coordenadores do Sine, conselheiros do Codefat, equipe técnica do MTE e pesquisadores da UnB.
Sine – O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é responsável pela manutenção do Sistema Nacional de Emprego (Sine), por meio de parcerias com os estados e municípios e das 1,3 mil agências e postos de atendimento do MTE espalhadas pelo país, que oferecem vagas de emprego e cursos de qualificação profissional aos trabalhadores brasileiros. Até 2012 foram mais de 13 milhões de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho a partir da intermediação de mão-de-obra proporcionada pelo programa.
Assessoria de Comunicação Social - MTE
(61) 2031-6537/2430 acs@mte.gov.br