Brasília, 14/10/2014 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou na manhã desta terça-feira (14), do Seminário de Apresentação do Programa Jovem Aprendiz do Desporto - JADE, que ocorreu no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.
O evento contou com a participação do secretário de Políticas Públicas de Emprego, Silvani Pereira, da diretora substituta do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais do Ministério dos Esportes (DEDAP/MEC), Claudia Bernardo e do professor da Coppe/UFRJ, coordenador do laboratório Trabalho e Formação, Fábio Zamberlan.
Na ocasião Dias destacou a importância de qualificar a juventude não só para o primeiro emprego, mais para o desenvolvimento de suas aptidões e vocações. “Não há área mais propicia para isso do que o desporto, que é da natureza do brasileiro. Qual o jovem que não sonha em ter a oportunidade de - senão ser um jogador - fazer parte desse conjunto de ações que o programa está propondo e desenvolvendo?”, ressaltou.
A diretora do DEDAP/MEC, Claudia Bernardo, destacou a parceria do Ministério do Esporte no processo de formação das entidades participantes do JADE e frisou a importância de se investir na profissionalização na área do esporte. “É uma área ainda em desenvolvimento e precisa muito do apoio do Ministério do Trabalho, para que se tenham pessoas qualificadas para desenvolver o esporte”, avaliou.
JADE - O programa de qualificação profissional é voltado para jovens contratados em organizações e empresas do setor do Desporto, tendo por objetivo a formação direcionada para o trabalho, além de ampliar a mobilidade social destes jovens por intermédio da Lei da Aprendizagem. Ao final do curso, o aprendiz vaI estar apto a ingressar no mundo do trabalho.
A formação do JADE compreende um total de 400 horas e abrange dois grupos de conhecimento, sendo um da Formação Técnica Geral, voltada para a preparação para o mercado de trabalho; e outra de formação no arco ocupacional do desporto, que compreende três ocupações: Auxiliar da Prática Esportiva, Auxiliar de Administração Esportiva e Auxiliar de Produção de Eventos Esportivos.
Assessoria de Imprensa/MTE