Lupi pediu a colaboração dos parlamentares para enriquecer o texto que vai orientar brasileiros no exterior
Foto: Victor Soares
Cartilha para emigrantes
Ministro Carlos Lupi (centro) fala sobre a Cartilha
para emigrantes, ao lado do coordenador geral de
Imigração, Paulo Sergio e do deputado Vieira da Cunha,
presidente da Comissão das Relações Exteriores da Câmara
dos Deputados
Brasília, 08/08/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, acompanhado do coordenador geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida, apresentou a cartilha Brasileiros no Exterior, Informações Úteis, em audiência pública, aos membros da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional, na Câmara dos Deputados.
Vários deputados, inclusive filhos de imigrantes, fizeram suas observações e sugestões, ressaltando a importância do informe para os trabalhadores emigrantes brasileiros. "Com todas as contribuições recebidas poderemos deixar a cartilha cada vez mais próxima à necessidade dos emigrantes", completou o ministro.
Até o próximo dia 23 de agosto, os parlamentares, membros da comissão, poderão avaliar a cartilha e registrar suas contribuições junto ao presidente da comissão, o deputado federal Vieira da Cunha (PDT/RS).
Lupi explicou que inicialmente cem mil cartilhas serão distribuídas gratuitamente em postos de emissão de passaportes, consulados, embaixadas, aeroportos, associações de brasileiros em outros países, entre outras entidades.
"O nosso grande objetivo é informar ao máximo os emigrantes de seus direitos e deveres. O brasileiro é brasileiro aqui no Brasil ou em qualquer outro país, pois isso é fundamental o apoio do governo a estes trabalhadores", defendeu Carlos Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6977/6540