Projeto de assistência a brasileiros migrantes ganha elogios do diretor-geral da OIT, Juan Somavía. Lupi anuncia piloto na fronteira com o Paraguai para o mês de junho ainda
Foto: Fábio Borges
O Diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho
(OIT), Juan Somavía, e o ministro do Trabalho e Emprego,
Carlos Lupi
Genebra, 10/06/08 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apresentou nesta terça-feira o projeto "Casa do Trabalhador Brasileiro" ao diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavía. Em um encontro reservado, Lupi explicou que o programa prevê a instalação de escritórios de assistência jurídica e serviços de informação na área trabalhista em países com grande número de trabalhadores brasileiros migrantes, como Paraguai, Japão, Estados Unidos e Espanha.
Segundo o ministro, o projeto piloto será lançado ainda este mês na cidade de Foz do Iguaçu (PR), próximo à Fronteira com o Paraguai, numa parceria com a prefeitura local. O centro poderá atender tanto os brasileiros que trabalham no país vizinho como os paraguaios que trabalham no território brasileiro.
"Nosso objetivo é levar informação e amparo a esses trabalhadores, que muitas vezes não dominam a língua estrangeira e costumam ter baixa qualificação", afirmou o ministro. Ele lembrou que no ano passado o Governo lançou a cartilha "Brasileiros e Brasileiras no Exterior - Informações úteis", com dicas e alertas sobre o processo de migração.
Elogios - Somavía demonstrou interesse no projeto e afirmou que este tipo de iniciativa reforça o conceito de "trabalho decente" promovido pela OIT, especialmente no momento em que a entidade busca novos meios de fortalecer sua mensagem no contaxto da globalizacao. "O Brasil é um de nossos parceiros mais criativos e engajados", afirmou, elogiando ainda o discurso feito pelo ministro ontem, no plenário da Conferencia Internacional do Trabalho. Na ocasião, Lupi destacou compromisso do país contra trabalho escravo e infantil e defendeu a eliminação dos subsídios à produção agrícola nos países desenvolvidos.
Conferência - A 97ª Conferencia da OIT espera reunir mais de 3 mil representantes de governos, trabalhadores e empregadores em Genebra (Suíça) entre os dias 28 de maio a 13 de junho. Este ano, estão em pauta temas como a redução da pobreza rural e os avanços na promoção de qualificações profissionais e direitos trabalhistas. A reunião anual da OIT também se propõe a analisar os desafios estratégicos para o trabalho decente.
Mais informações:
- Lupi destaca compromisso do país contra trabalho escravo e infantil
- Ministro lança cartilha 'Brasileiras e Brasileiros no Exterior'
- Para acessar a cartilha 'Brasileiras e Brasileiros no Exterior', clique aqui
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br