Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Ministro apresenta novo modelo da carteira de trabalho no Amapá

Novidade deve chegar a todos estados brasileiros até agosto deste ano

Macapá, 5/05/2008 -  O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi,apresentou nesta segunda-feira (5) o projeto da nova carteira de trabalho em solenidade na Superintendência do Trabalho e Emprego no Amapá (SRTE-AP). Na quarta-feira da semana passada (30), o ministro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançaram, durante cerimônia no Palácio do Planalto, o novo modelo da carteira e o Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT).

A carteira, confeccionada em azul e preenchida eletronicamente, traz um número reduzido de páginas, o que diminui em R$ 0,60 o custo de cada uma delas para a União, e um código de barras com o número do PIS que permitirá ao trabalhador consultas de dados em terminais externos. 

Assim, do momento da retirada da carteira e o registro do primeiro emprego até a aposentadoria todo o histórico do trabalhador estará registrado no cartão e poderá ser consultado como, por exemplo, o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o direito ao abono salarial e o seguro-desemprego.

Outra novidade é o Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT). Todos que forem tirar a sua primeira carteira receberão, no prazo de 60 a 90 dias, o CIT em casa.

O novo cartão será fundamental para a integração, agilidade e melhoria no atendimento ao cidadão. A tarja magnética e demais características do cartão vão agregar mais segurança aos processos operacionais e melhorar o acesso às informações trabalhistas. Se, por exemplo, o trabalhador perder a sua nova carteira, não precisará mais correr em todos os antigos empregos para recuperar os registros. Tudo estará armazenado eletronicamente.

Por enquanto, somente trabalhadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já podem requerer a nova carteira e o CIT. A novidade deve se estender aos demais estados somente a partir de agosto deste ano, quando devem acabar  os estoques da carteira antiga. 

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas