Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Ministro Carlos Lupi assina acordo de cooperação com governo do Canadá

Memorando estabelece as linhas gerais para futuros convênios entre os dois países na área de trabalho e emprego

Foto: Divulgação

Lupi e Blackburn formalizam acordo na Agentina: memorando vai estimular parcerias para o combate ao trabalho escravo e a qualificação de trabalhadores

 

 

 

 

Buenos Aires, 08/11/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou nesta quinta-feira (8), na capital da Argentina, um memorando de entendimento com o ministro do Trabalho do Canadá, Jean-Pierre Blackburn. O acordo reafirma o interesse dos países em desenvolver atividades de cooperação na área de trabalho e emprego e estabelece as linhas gerais que vão estruturar futuros convênios entre os dois governos.

Segundo Lupi, o acordo vai estreitar ainda mais os laços que unem os dois países - o Brasil é o maior parceiro comercial do Canadá na América do Sul e, nos últimos anos, as duas nações vêm se aproximando na defesa de áreas de interesse comum, como o combate à pesca predatória, operações de paz e a promoção do trabalho decente.

"O Governo do Canadá está atento ao crescimento da economia brasileira e mostrou grande interesse em conhecer com mais profundidade nossos programas de geração de emprego, capacitação profissional e combate ao trabalho escravo e infantil", afirmou Lupi. "Essa troca de conhecimento vai ajudar os dois governos a  aprimorar suas políticas públicas, favorecendo o trabalhador".

O ministro elogiou a iniciativa do governo canadense em buscar acordos semelhantes com outros países da América Latina, como Peru e Colômbia. "Essa aproximação favorece uma integração cada vez maior entre as nações das Américas, que devem se unir para estabelecer políticas para a região capazes de proteger os direitos do trabalhador e de promover a capacitação como o grande diferencial na geração de empregos de qualidade".

Em julho, o ministro assinou um protocolo de intenções com o ministro do Trabalho da Itália, Cesare Damiano, para troca de informações com o objetivo de aprimorar os programas de capacitação e geração de emprego.

Regras - O memorando com o governo do Canadá será válido por três anos e estabelece, por exemplo, que cada país coordenará as ações em seu território, inclusive assumindo as despesas dos programas. O documento também prevê que os governos poderão convidar para as parcerias instituições do setor público e privado, entidades internacionais e ONGs. Já os custos das atividades de intercâmbio serão negociados na celebração de cada convênio. 

Em 2004, o então ministro do Trabalho e Emprego Ricardo Berzoini assinou um acordo semelhante, mas nenhuma parceria foi desenvolvida. Em relação ao memorando de 2004, três áreas novas foram inseridas: Política de educação profissional, Intermediação de mão-de-obra e Serviço Público de Emprego.

Ainda nesta quinta-feira, Lupi e Blackburn participarão de um jantar oferecido pelo ministro do Trabalho da Argentina, Carlos Tomada. 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6540/ 3317- 6841 acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas