Cerca de 5 mil jovens serão beneficiados em todo o estado do Piauí até setembro de 2008
Teresina, 07/03/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, cumpre agenda no estado do Piauí nesta sexta-feira (07). Ele está no município de Pedro II, a 200 quilômetros da capital Teresina, em visita à Oficina de Opala da região, lançando o Programa Juventude Cidadã do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceira com o governo do Piauí, que tem como objetivo a qualificação de jovens de baixa renda.
O convênio vai beneficiar cinco mil jovens do estado do Piauí até setembro de 2008. O valor investido será de R$ 4.125.000,00. Os alunos serão qualificados nas áreas de agro-extrativismo, esporte, lazer, joalheria, turismo, hospitalidade e vestuário.
"É fundamental preparar a população de Pedro II para o trabalho com a opala, tornando o mercado ainda mais competitivo. Com trabalhadores capacitados, com carteira assinada e renda, é garantia de crescimento para todo o estado do Piauí", disse o ministro Carlos Lupi.
O Juventude Cidadã vai abranger as cidades de Paraíba, Luis Correia, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Castelo do Piauí, Picos, Paulistana, Fronteiras, União, Oeiras, Valença, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus.
O projeto está em fase de cadastramento que está sendo feito nas escolas públicas dos municípios abrangidos, durante os meses de fevereiro a março de 2008. O curso inicia em abril de 2008.
Ainda em Pedro II, o ministro participa da solenidade de lançamento do Programa Juventude Cidadã, no Auditório Padre Norberto, na Praça Domingos Mourão. Depois da solenidade, Carlos Lupi retorna a Teresina, onde, às 12h30, participa do lançamento do mesmo programa e do Plano Setorial Social e Profissional (Planseq) e Qualificação no Pólo de Saúde, no Palácio de Karnak. Ainda no palácio, o ministro será homenageado com outorga da Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, concedida pelo Governo do Estado.
O Plano de Qualificação do Pólo de Saúde tem como objetivo fortalecer a gestão de negócios no setor de saúde por meio da qualificação e requalificação dos trabalhadores nas áreas consideradas e negócios complementares a este setor, relacionados ao comércio de alimentação, hospedagem e transporte, visando à melhoria da qualidade dos serviços ofertados.
Pedra Opala - Pedro II, município da Região Norte do Piauí, é conhecido internacionalmente pelo seu artesanato e a opala - bela e rara -, que, por ser uma pedra semipreciosa, apresenta grande atrativo comercial. Depois de lapidado, o mineral é usado na fabricação de jóias, como anéis, brincos, pingentes, colares e pulseiras.
O Piauí é o único estado brasileiro que produz opala de qualidade. A opala foi, durante décadas, explorada somente em minas localizadas na Austrália, mas atualmente o Brasil é o principal produtor mundial.
Qualificação - O Projeto Juventude Cidadã é uma das ações de qualificação do MTE e atualmente atende jovens com idade entre 16 e 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário-minimo). O curso tem duração de cerca de 400 horas e os participantes recebem um auxilio financeiro no valor de R$ 600, mediante comprovação de freqüência e prestação de serviço voluntário à sociedade.
Em 2008, o Juventude Cidadã estará inserido no novo ProJovem, lançado ano passado pelo Governo Federal. Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.
O ProJovem Trabalhador, como será chamado o programa do MTE, vai unificar o Juventude Cidadã e o Consórcio Social da Juventude, ampliando a faixa etária de atendimento para jovens entre 18 e 29 anos.
Caged - Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do MTE, o estado do Piauí gerou de 7.901 novos postos de trabalho com carteira assinada em 2007. Já em janeiro de 2008 foram 17 novas vagas criadas no estado.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br