Proposta de Lupi é que disciplina seja incluída em todos os cursos de qualificação do Governo Federal
Foto: Renato Alves
Representantes de diversos ministérios se reúnem no MTE para
debater o lançamento das ações do novo ProJovem
Brasília, 21/11/2007 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, reiterou nesta quarta-feira (21), em Brasília, a proposta de incluir uma disciplina de prevenção às drogas nos cursos de qualificação do Governo Federal, voltados para jovens carentes de todo o país.
"Minha intenção é a de que a questão seja tratada em todos os cursos. Estou impressionado como esse problema está disseminado na sociedade e a gente tem que cumprir a nossa parte", afirmou Lupi, na abertura de uma oficina que reuniu a Secretaria Nacional da Juventude e os três ministérios (Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Educação) que integram o novo ProJovem, lançado em setembro pelo presidente Lula.
O ProJovem unificou seis programas já existentes voltados para jovens de baixa renda - Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e escola de Fábrica, do MTE; Agente Jovem (Ministério do Desenvolvimento social e Combate à Fome); ProJovem (Secretaria Geral da Presidência da República) e Saberes da Terra (Ministério da Educação).
O ministro ressaltou a importância da mudança, destacando que ela vai permitir maior integração entre os ministérios e que a faixa etária de atendimento dos programas foi ampliada, subindo de 24 para até 29 anos.
"O governo é um só e por isso temos que fazer uma integração cada vez maior entre as nossas ações. Considero esse programa o mais importante para o futuro da sociedade brasileira. Tenho assistido ao lançamento das ações e às formaturas desses jovens e fico impressionado como esse projeto pode dar esperança à juventude", disse. "E a esperança é uma palavra chave para o futuro de qualquer sociedade".
Metas - O novo ProJovem tem como objetivo atender, até 2010, mais de quatro milhões de jovens entre 15 e 29 anos. O programa conta com quatro subdivisões: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente.
O ProJovem Trabalhador, do MTE, é direcionado para jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. A expectativa é beneficiar mais de 1 milhão de pessoas até 2010.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/6540 - acs@mte.gov.br
Arquivos Relacionados:
Para ouvir esta notícia clique aqui - Audio