Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Ministro defende política de emprego para idosos

Em palestra para jovens, Carlos Lupi lembra da necessidade de qualificação da mão-de-obra: "O Brasil vive a mais rápida expansão do emprego formal, e esse crescimento também está gerando a falta de profissionais qualificados"

Foto: Divulgação / MTE

Ministro Lupi palestrou para jovens

Ministro Lupi palestrou para jovens em Taboão da Serra (SP)

 

Taboão da Serra (SP), 05/07/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, defendeu nesta segunda-feira (05) a adoção de políticas públicas para a reinserção profissional de pessoas com mais de 50 anos. Ao palestrar para 500 alunos do programa Projovem Trabalhador em Taboão da Serra, município da Grande São Paulo, Lupi disse que a falta de mão-de-obra qualificada poderá estimular o retorno de trabalhadores mais experientes ao mercado.

"O Brasil vive a mais rápida expansão do emprego formal, e esse crescimento também está gerando a falta de profissionais qualificados. Em algumas cidades já está difícil contratar pedreiros ou engenheiros", observou. "Com tantos investimentos previstos para a Copa do Mundo e Olimpíadas, penso que esse é um momento muito bom para tratarmos com mais carinho esse segmento da população, que tem muito a ensinar e contribuir".

A palestra do ministro marcou o início dos cursos de qualificação gratuitos oferecidos a dois mil jovens da cidade, através da parceria entre o ministério e a prefeitura. O investimento de R$ 3,1 milhões será destinado a formar os jovens para atuar em profissões como pedreiro, balconista e camareiro. Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 600 durante o período das aulas, que têm duração prevista de seis meses.

Lembrando que a renovação do convênio depende da contratação de, no mínimo, 30% dos alunos, o ministro fez um apelo ao prefeito Evilásio Farias e a empresários que acompanhavam a cerimônia, pedindo prioridade na contratação dos participantes. Aos jovens, recomendou estudo constante: "Quem se preparar para exercer mais de uma profissão dificilmente ficará sem emprego", alertou.

Antes do encontro, o ministro e o prefeito prestigiaram o lançamento do posto de atendimento ao trabalhador do município, centro que irá oferecer emissão de carteira de trabalho, acesso ao seguro desemprego, oferta de estágios e outros serviços à população. Também estão previstos cursos de qualificação em parceria com o Sistema S, conjunto de entidades de ensino profissionalizante do Brasil.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas